PRIO lança websérie com Flávio Canto para mostrar projetos socioambientais no Rio de Janeiro

Intitulada “Pegada PRIO”, ela busca revelar o impacto dos projetos na vida das comunidades, explorando em profundidade onde e como essas iniciativas funcionam e o que elas estão transformando.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Episódio 01: Paulo Henrique, presidente da ONG Lagos em Ação, biólogo e maricultor, e Flávio Canto na fazenda marinha em Arraial do Cabo/RJ. Crédito: Divulgação PRIO

A PRIO, a maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, lançou uma websérie inédita para destacar projetos socioambientais apoiados pela companhia no Rio de Janeiro. A série, intitulada “Pegada PRIO”, é apresentada pelo ex-judoca e medalhista olímpico Flávio Canto, que também é conselheiro e membro do Comitê de Sustentabilidade da PRIO. Com três episódios, o programa é transmitido nas redes sociais da empresa e tem como objetivo dar visibilidade a algumas das mais de 70 iniciativas que estão impactando positivamente as comunidades locais onde a PRIO atua.

A websérie “Pegada PRIO” busca revelar o impacto dos projetos na vida das comunidades, explorando em profundidade onde e como essas iniciativas funcionam e o que elas estão transformando. A série também destaca como esses projetos estão promovendo a sustentabilidade no estado do Rio de Janeiro, através dos depoimentos de representantes locais.

Segundo Olívia Richardson, Head de Marketing e Comunicação da PRIO, “Criamos a ‘Pegada PRIO’ com o intuito de informar e despertar interesse pelos projetos apoiados pela companhia. Essa é uma forma de dar transparência a algumas de nossas ações de ESG e de fomento a iniciativas que, em grande parte, são ligadas ao turismo e ao desenvolvimento social. Cada uma dessas iniciativas foi elaborada com base em entrevistas e conhecimento das necessidades reais da população local – esse é o nosso diferencial. Queremos mostrar que mais do que investir em grandes projetos, focamos naqueles que realmente promovem uma transformação e um legado positivo para pessoas e para o meio ambiente.”

Flávio Canto, reconhecido por seu trabalho no Instituto Reação, que promove o desenvolvimento humano e a integração social por meio do esporte e da educação, é o apresentador da série e traz sua expertise e paixão por causas sociais para o programa. Com o apoio da PRIO, o Instituto Reação é também um dos realizadores do Reação Offshore, programa educacional que oferece cursos profissionalizantes para aqueles interessados em atuar no setor de óleo e gás.

“A PRIO vai além das exigências regulamentares para proteção ambiental e comunitária, demonstrando um compromisso com a responsabilidade socioambiental que é notável”, afirma Flávio Canto, reforçando o papel da empresa em iniciativas que conectam eficiência, respeito e cuidado com as comunidades e o meio ambiente.
 

A Websérie em detalhes

A websérie abordará sete projetos socioambientais localizados no Rio de Janeiro, na capital, em Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Rio das Ostras. ]

No primeiro episódio, Flávio vai até Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, para conhecer dois projetos que estão transformando a vida da comunidade pesqueira da região. Ele conversa com Cleusa Rocha, pescadora do projeto com mulheres descendentes de quilombolas, o MUPAAP (Mulheres da Pesca, Aquicultura e Artes da Prainha), e com Paulo Henrique, biólogo, maricultor e presidente da ONG Lagos em Ação, que promove o projeto de produção de mariscos, peixes e algas de maneira autossuficiente e sustentável, reaproveitando os risers (equipamentos flutuantes) das plataformas da PRIO.

No segundo, ainda na Região dos Lagos, o apresentador conversa com Chico Pescador, presidente da APAAPP Turismo de Base, projeto turístico baseado nos conhecimentos e no legado de comunidades tradicionais locais, em São Pedro da Aldeia, e com Karla Carvalho, agricultora familiar do projeto Agricultores de Cantagalo, em Rio das Ostras, que ajudaram a implantar a Hortas do Mar, iniciativa de plantio em plataformas e navios da PRIO. Na capital do estado, encontrou com Délcio Fonseca, presidente da APELT – Associação dos Pescadores Livres de Tubiacanga/RJ – e idealizador do Projeto Estaleiros Artesanais da UFRJ, curso de carpintaria naval para comunidades de pescadores no entorno da Baia de Guanabara. 

Finalizando a série, o terceiro episódio destaca o Projeto Guaiamum, de fortalecimento da pesca artesanal do caranguejo Guaiamum. O episódio traz conversas com Márcio Luís Chagas Macedo, biólogo e coordenador da inciativa, e com Sulamita Rangel, articuladora local do PEA Rede Observação Cabo Frio. Na capital do Rio, na Fundação Fiocruz, Flávio entrevistou a pesquisadora Rachel Ann Hauser-Davis, sobre o projeto Tubarões e Arraias. 

Todos os projetos apresentados são desenvolvidos pela PRIO por meio de uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp PRIO lança websérie com Flávio Canto para mostrar projetos socioambientais no Rio de Janeiro
lapa dos mercadores 2024 PRIO lança websérie com Flávio Canto para mostrar projetos socioambientais no Rio de Janeiro
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui