O Procon Carioca, órgão municipal vinculado à Secretaria de Cidadania, por meio de sua equipe técnica, notificou a empresa Faci.ly Soluções e Tecnologia LTDA, responsável pelo aplicativo de compras coletivas Facily, para esclarecimentos devido às inúmeras reclamações de seus consumidores. Os usuários alegam problemas na entrega, ausência de pedido, entre outros fatores que ferem o Código de Defesa do Consumidor. A empresa tem 10 dias, contados desde o recebimento de sua notificação, para apresentar sua defesa prévia.
O aplicativo Facily é um social e-commerce nacionalmente conhecido por disponibilizar descontos em produtos de diversas categorias, como por exemplo: bebidas, alimentos e até mesmo acessórios para celular. Segundo sua descrição, a entrega pode ser realizada por todo o país e as compras acontecem de forma coletiva, o que facilita os usuários a se reunirem em grupos para descontos ainda maiores.
Entretanto, o Procon Carioca alerta que somente entre os dias quatro de outubro e 12 de novembro, ocorreram inúmeras reclamações de diversos consumidores contra a empresa. A princípio, as queixas se referem ao descumprimento contratual por parte do aplicativo, tais como: atraso e ausência de pedidos na entrega, entrega incompleta e entrega de produtos vencidos.
O presidente do Procon Carioca, Igor Costa, afirma que a empresa tem histórico de reclamações e que deve esclarecer cada demanda para proteger seus consumidores de prejuízos. Vale ressaltar que o Procon de Estados como São Paulo e Bahia também notificaram o aplicativo por suas irregularidades.
‘’O aplicativo faz entregas em todo o país e as pessoas precisam ser bem atendidas, com pontualidade, respeitos às normas do CDC, sem correrem riscos de serem prejudicadas’’, conclui Igor Costa, presidente do Procon.
Após denúncias, a Faci.ly Soluções e Tecnologia LTDA, se pronunciou prestando esclarecimentos a todos os consumidores lesados. Em nota, a empresa afirma esta trabalhando em conjunto com o Procon para atender as recomendações, e assim, regularizar as pendências perante ao código de defesa do consumidor.
“A Facily, primeiro social-commerce da América Latina, informa que está trabalhando junto ao Procon-RJ para atender às recomendações do órgão de defesa do consumidor. A empresa reforça que investe fortemente em tecnologia para melhorar e aperfeiçoar ainda mais os setores de atendimento e distribuição a nível nacional. A companhia destaca também que disponibiliza um ícone exclusivo no aplicativo para que o consumidor possa cancelar sua compra a qualquer momento. A Facily lamenta o ocorrido e reitera o seu compromisso em democratizar o e-commerce”.