Procon Carioca e ANS realizam evento de capacitação em saúde suplementar

Atividade vai esclarecer aspectos da regulação de planos de saúde, baseados no Código de Defesa do Consumidor

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ação visa a capacitação das equipes que atuam na defesa do consumidor na área da saúde suplementar. Reprodução: Divulgação/ Prefeitura do Rio.

Na próxima sexta-feira (07), o Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Especial de Cidadania da Prefeitura do Rio, participa da terceira edição do projeto “ANS com Você: Edição Procons” realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O encontro será organizado no auditório da sede do instituto, no bairro do Estácio.

A ação visa a capacitação das equipes que atuam na defesa do consumidor na área da saúde suplementar. A formação tem o objetivo de esclarecer aspectos da regulação de planos de saúde e auxiliar nos atendimentos que são realizados aos consumidores de planos de saúde. Durante o encontro, técnicos da ANS vão atualizar os órgãos sobre as regras de contratação e utilização dos planos de saúde.

A diretora-executiva do Procon Carioca, Renata Ruback, alertou para o aumento das reclamações sobre planos de saúde no município. Segundo ela, reajustes abusivos, negativas de cobertura e descumprimento de prazos pela ANS estão entre as principais queixas dos consumidores.

Advertisement

“A saúde suplementar é um dos temas mais sensíveis a ser enfrentado pelos órgãos de defesa do consumidor, por isso a atualização dos técnicos deve ser constante. A parceria entre o Procon Carioca e a ANS é muito importante, especialmente diante do aumento do número de reclamações registradas pelos consumidores. Questões envolvendo reajuste abusivo, negativa de cobertura e descumprimento dos prazos estabelecidos pela ANS são os problemas mais reclamados pelos consumidores de planos de saúde” expõe a diretora-executiva Renata Ruback.

De acordo com o Procon Carioca, neste ano houve um aumento de 86,5% nas reclamações registradas para o setor, quando comparadas com o ano anterior. Entre maio de 2022 e maio de 2023, apenas no consumidor.gov, foram registradas 1.407 reclamações. Já de maio de 2023 a maio deste ano, esse número já subiu para 2.624.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Procon Carioca e ANS realizam evento de capacitação em saúde suplementar
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui