Na próxima sexta-feira (07), o Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Especial de Cidadania da Prefeitura do Rio, participa da terceira edição do projeto “ANS com Você: Edição Procons” realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O encontro será organizado no auditório da sede do instituto, no bairro do Estácio.
A ação visa a capacitação das equipes que atuam na defesa do consumidor na área da saúde suplementar. A formação tem o objetivo de esclarecer aspectos da regulação de planos de saúde e auxiliar nos atendimentos que são realizados aos consumidores de planos de saúde. Durante o encontro, técnicos da ANS vão atualizar os órgãos sobre as regras de contratação e utilização dos planos de saúde.
A diretora-executiva do Procon Carioca, Renata Ruback, alertou para o aumento das reclamações sobre planos de saúde no município. Segundo ela, reajustes abusivos, negativas de cobertura e descumprimento de prazos pela ANS estão entre as principais queixas dos consumidores.
“A saúde suplementar é um dos temas mais sensíveis a ser enfrentado pelos órgãos de defesa do consumidor, por isso a atualização dos técnicos deve ser constante. A parceria entre o Procon Carioca e a ANS é muito importante, especialmente diante do aumento do número de reclamações registradas pelos consumidores. Questões envolvendo reajuste abusivo, negativa de cobertura e descumprimento dos prazos estabelecidos pela ANS são os problemas mais reclamados pelos consumidores de planos de saúde” expõe a diretora-executiva Renata Ruback.
De acordo com o Procon Carioca, neste ano houve um aumento de 86,5% nas reclamações registradas para o setor, quando comparadas com o ano anterior. Entre maio de 2022 e maio de 2023, apenas no consumidor.gov, foram registradas 1.407 reclamações. Já de maio de 2023 a maio deste ano, esse número já subiu para 2.624.