Procon Carioca notifica Hurb por ações lesivas aos consumidores

Com alto volume de contestações, a Hurb está na vice-liderança do ranking de reclamações do Procon Carioca, em 2023

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A empresa Hurb Technologies S.A. foi notificada pelo Procon Carioca para prestar esclarecimentos sobre denúncias de práticas lesivas aos consumidores dos seus serviços. Entre elas está a suspensão de reservas de hospedagens realizadas pela plataforma depois da verificação de atrasos ou falta de pagamento por parte da Hurb, que tem cinco dias para prestar esclarecimentos ao órgão, que é subordinado à Prefeitura.

Nos primeiros meses de 2023 foram registradas 1.188 ocorrências nas plataformas do Procon Carioca. No mesmo período de 2022, contudo, foram notificadas apenas 208 reclamações. A discrepância é de 471% na análise entre os dois períodos. O alto volume de contestações coloca a Hurb na vice-liderança do ranking de reclamações do Procon Carioca, em 2023.

Das 1.188 ocorrências, 60% delas dizem respeito ao descumprimento de ofertas anunciadas, serviços não fornecidos, publicidade enganosa. As práticas evidenciam desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) por parte da Hurb.

Diante das irregularidades cometidas pela empresa, o Procon Carioca determinou que a Hurb cumpra, imediatamente, a legislação consumerista, especialmente o art. 30 do CDC que diz: “Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado”.

Advertisement

A Hurb deve esclarecer ao Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor as seguintes questões:

1) Quantos consumidores da cidade do Rio de Janeiro adquiriram os serviços da HURB para viagens que serão realizadas este ano (2023)?

2) Quantos consumidores da cidade do Rio de Janeiro adquiriram os serviços da HURB para viagens que serão realizadas nos próximos anos (2024, 2025 e 2026)?

3) Quantas reservas de hospedagens foram suspensas por conta de atraso ou falta de pagamento da HURB? Especificar local e data da viagem.

4) Que política de cancelamento está sendo aplicada pela HURB?

5) Por qual motivo houve um aumento de 471% nas reclamações contra a fornecedora neste ano?

6) Qual o plano de contingência da HURB diante do crescimento significativo das reclamações sobre o descumprimento da oferta?

O Procon Carioca recomenda aos clientes que se sentirem lesados por alguma empresa que, primeiro, façam um registro no canal de atendimento da instituição, anotando o protocolo de atendimento, gravando a conversa telefônica ou salvando o print das conversas e e-mails. Tais documentos poderão servir posteriormente como prova do direito violado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Procon Carioca notifica Hurb por ações lesivas aos consumidores
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui