Procon Carioca realizou mais de 160 fiscalizações durante o Rock in Rio

Quinze empresas, como Uber, Bobs’s, C&A, Chillibeans, entre outras, foram notificadas por irregularidades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, esteve em ação durante o Rock in Rio 2022 e realizou um total de 163 fiscalizações, com 15 empresas notificadas por apresentarem irregularidades. As principais infrações verificadas foram: ausência do alvará de funcionamento, ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros, armazenamento impróprio de produtos, lixeira com funcionamento inadequado e utilização indevida e cobrança de taxa sem prévia comunicação ao consumidor.

No primeiro fim de semana do festival, a equipe visitou o comércio para verificação das normas consumeristas e realizou a orientação aos estabelecimentos para que os produtos comercializados e o atendimento ao público estivessem sempre de acordo com o que dita o Código de Defesa do Consumidor. No segundo fim de semana, a fiscalização atuou em todo o Parque Olímpico, visitou 80 estabelecimentos e efetuou as notificações.

A empresa Uber recebeu notificação para apresentar esclarecimentos a respeito de cobrança de taxas extras pela prestação do serviço, sem aviso prévio ao cliente. Durante os dias de realização do Rock in Rio, a empresa criou o ‘Espaço Uber’, que serviu como base para embarque e desembarque, em local mais próximo ao evento e instituiu “Cobrança extra de evento especial da Uber”, no valor de R$36,90, e “Cobrança extra da Uber por local”, no valor de R$8,00. O Procon Carioca sugeriu a suspensão da cobrança, caso não houvesse justificativa comprovada para as taxas.

Além da Uber, foram notificadas as seguintes empresas: Arabad’s Esfirraria, Banana Food, Big Daddy’s, Bobs’s, Capim Restaurante, C&A, Chillibeans, Hot n’ Tender, IFES, Olha a Batata (2 lojas), Orient Pastelaria, Nasaj e Vulcano.

Advertisement

A equipe também foi acionada pelo público do festival para intermediar questões relativas ao direito do consumidor – como aquisição de ingressos falsificados – e agilizou as resoluções junto aos órgãos competentes e a organização do evento.

“É importante verificar se a as normas determinadas pelo Código do Consumidor estão sendo cumpridas, para que o cidadão possa aproveitar o lazer, com seus direitos preservados. O Procon Carioca atua preventiva e repressivamente para a contenção de eventuais abusos”, explica Igor Costa, Diretor Executivo do órgão.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Procon Carioca realizou mais de 160 fiscalizações durante o Rock in Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui