Procon e Polícia Civil interditam centros de bronzeamento na Zona Norte do Rio

Os diversos produtos para bronzeamento, sem identificação da origem, foram apreendidos durante a ação que aconteceu nesta terça-feira (11/07)

Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (11/07), agentes do Procon Estadual e Policiais da 27ª DP (Vicente de Carvalho) fiscalizaram centros de bronzeamento e loja de cosméticos nos bairros de Irajá, Vista Alegre e Colégio, na Zona Norte do Rio.

Em meio a ação, duas clínicas foram interditadas, estes espaços vistoriados não tinham alvará e nem licença sanitária, que permitiriam o funcionamento dos estabelecimentos. E além disso, realizavam a prática de bronzeamento artificial por meio de câmaras com lâmpadas ultravioletas, o que é proibido pela Resolução 56/09 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Os agentes encontraram nestes estabelecimentos produtos para bronzeamento sem qualquer especificação de composição, validade, fabricação e origem, o que fere o Código de Defesa do Consumidor. E para evitar o risco iminente os estabelecimentos foram interditados e os produtos apreendidos pelos policiais civis, após análise pericial. Os responsáveis foram conduzidos à delegacia.

Não podemos permitir que esses centros, sejam eles estéticos ou de bronzeamento, sem qualquer documentação que autorize seu funcionamento, permaneçam em atividade, comercializando produtos sem qualquer especificação e utilizando métodos proibidos por órgão regulador. Essa prática colocava em risco a saúde dos consumidores” aponta Cássio Coelho, Presidente do Procon-RJ.

Os fornecedores terão 15 dias para apresentarem defesa e serão desinterditados após regularização das pendências apontadas pelos fiscais. O consumidor que desejar realizar denúncia ou reclamação, poderá buscar os canais de atendimento através do site oficial da autarquia (www.procon.rj.gov.br).

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui