Procon notifica a Uber por taxa extra cobrada sem aviso prévio durante o Rock in Rio

Os agentes de fiscalização verificaram, nos dias de Rock in Rio, a “Cobrança extra de evento especial da Uber” e a “Cobrança extra da Uber por local”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Procon Carioca, órgão vinculado à secretaria Municipal de Cidadania, notificou a empresa Uber do Brasil Tecnologia a apresentar esclarecimentos, no prazo de 24 horas, na sede do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, no bairro do Estácio, a respeito de cobrança de taxas extras pela prestação do serviço, sem aviso prévio ao cliente.

Durante os dias de realização do evento Rock in Rio, além do operar via App para a prestação do serviço de transporte, a empresa criou o ‘Espaço Uber’, que serve como base para embarque e desembarque. O espaço funciona no Centro de Convenções Riocentro, a cerca de 1 km do Parque Olímpico. Os agentes de fiscalização do instituto verificaram, após os três primeiros dias de festival, a “Cobrança extra de evento especial da Uber” no valor de R$36,90 e a “Cobrança extra da Uber por local” no valor de R$8,00.

A cobrança está sendo realizada até mesmo em viagens que o endereço de partida ou de chegada não possuem vínculo com o festival, como por exemplo uma corrida cujo ponto de partida da corrida foi na Rua José Augusto Rodrigues, indo para Ipanema. Ou seja, não se iniciou no ‘Espaço Uber’.

Desta forma, a Uber deve esclarecer comprovadamente questões como: quais cobranças estão sendo aplicadas ao consumidor no período de realização do Rock in Rio 2022, quais os valores praticados e as localidades? Quais os termos e condições para a aplicação de cobranças extraordinárias ao consumidor? Como o consumidor é informado sobre a cobrança? Qual a justificativa para a implantação da “Cobrança extra de evento especial da Uber” e da “Cobrança extra da Uber por local”? Há aplicação de taxas de cobrança extra em outros eventos?

Advertisement

Leia também

Conheça seis motivos para investir em uma pós-graduação

Aeroporto Santos Dumont pode ser fechado durante o G20, em novembro

“A cobrança da taxa extra não é informada previamente ao consumidor. Ele só toma conhecimento quando verifica o recibo final, ou seja: quando já pagou pelo serviço. E não na hora em que a corrida é agendada”, explica Marcos Vinícius Almeida, assessor da Gerência de Fiscalização do órgão.

Considerando que o Rock in Rio 2022 será realizado até o próximo domingo, dia 11 de setembro, o Procon Carioca recomenda a  suspensão das cobranças extraordinárias bem como a devolução dos valores pagos pelos consumidores nas corridas realizadas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Procon notifica a Uber por taxa extra cobrada sem aviso prévio durante o Rock in Rio

Advertisement

5 COMENTÁRIOS

    • Se o app tem que descontar 25%, e o porque o motorista não recebeu parte dessa tarifa, uber lesando : motorista, passageiro e a prefeitura….um desvio grande, cada vez mais rica

  1. igualzinho os taxistas convecionais, fazem em qlq evento grande, escolhem corrida, fora do taximetro, valores exorbitantes, já passei por isso diversas vezes…

  2. Maneira simples de isso não ter acontecido, livre acesso e não ter fechado a Av, pq a fila de táxi que se formou na entrada do festival era gigantesca. Mas táxi tem livre acesso a tudo, o Máfia travestida de sindicato, estavam até usando colete e com rádio transmissor para roubar melhor. Táxi é o Maior Câncer do Rio de Janeiro.

  3. Sinceramente, alguém esperava algo diferente por parte dos aplicativos (a 99 tb aderiu a essa prática)? Alguém realmente acreditou que a Uber, principalmente, perderia a oportunidade de extorquir ainda mais seus clientes e motoristas diante de um evento desta magnitude? Que cobrariam coreidas com as mesmas práticas tarifárias corriqueiras? DOCE ILUSÃO!!!

    Vou além!!! Essa cobrança exorbitante NÃO É REPASSADA AOS MOTORISTAS!!! No dito “espaço Uber” as corridas têm “dinâmica fixa” de $20,00 (e não os $36,00 + $8,00 como na matéria).

    É isso, caros cidadãos… Deixaram entrar e tomar conta da casa, agora aguenta os pés na mesa…

    E VIVA OS AMARELINHOS!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui