Fila exclusiva do Rock in Rio Club, serviço de ônibus “Primeira Classe” e dúvidas sobre compra de ingressos em sites não oficiais. Essas foram algumas das reclamações que o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado do Rio de Janeiro (Procon Estadual) recebeu do público presente Rock In Rio.
Agentes do ProconTur – especializados no atendimento aos turistas e grandes eventos – receberam as reclamações e instruíram os consumidores. Uma consumidora foi orientada a respeito da compra de ingressos adquiridos para o evento através de site não parceiro do Rock In Rio.
No primeiro dia do evento, os agentes foram abordados por consumidores que adquiriram o Rock In Rio Club. Um dos benefícios do programa é a fila exclusiva, porém o acesso preferencial na entrada do evento estava fechado. Os agentes entraram em contato com os organizadores do festival que prontamente abriram a fila exclusiva. Com a ajuda da autarquia, o problema dos consumidores foi resolvido na hora.
No segundo dia, o tema das reclamações foi o ônibus Primeira Classe. Consumidores reclamaram do atraso do ônibus no primeiro dia do evento e ausência de Wi-Fi e banheiro nos coletivos. Após entrar em contato com os organizadores do evento, os agentes informaram aos consumidores que existem dois tipos diferentes de ônibus: o Primeira Classe, que faz rotas dentro do Rio de Janeiro, e o Primeira Classe BusUp, que tem ponto de partida de fora do estado. A promessa de Wi-Fi e banheiros dentro dos ônibus é apenas para as rotas interestaduais, que não foi o trajeto utilizado pelos consumidores que fizeram as reclamações. Os ônibus que rodam dentro do estado, o Wi-Fi e banheiro estão disponíveis apenas nos lounges de espera. Quanto aos atrasos, os organizadores informaram que, devido às chuvas e alto movimento de veículos por causa do horário, os atrasos ocorreram. Porém, o problema já foi solucionado.
Quanto à compra de ingressos através do site não parceiro do Rock In Rio, os agentes orientaram o consumidor a não adquirir os bilhetes, já que o site informado não é um ponto de venda oficial de venda de ingressos. Na semana que antecedeu o evento, já havia chegado reclamações no Procon sobre ingressos adquiridos através de sites não oficiais. Ao entrar em contato com os organizadores do evento, os agentes foram informados que a empresa reclamada não possui autorização para vender ingressos do Rock In Rio. Os parceiros oficiais de venda de ingressos são: Festicket (venda internacional), CVC (pacotes), Ipiranga (ingresso + pontos km de vantagens), Evnts (ingresso + hotel oficial + party experience), Sempre Presente (programa de fidelidade itaú – troca de pontos) e Ingresso.com. Por este motivo, a autarquia orienta que os consumidores não comprem ingressos em sites que não sejam parceiros oficiais do Rock In Rio.
Até o presente momento, não chegaram reclamações sobre o terceiro dia do evento.