O governo do estado, por meio do Procon-RJ, multou a concessionária Supervia por falha na prestação de serviço em R$ 1.923.600,00, na última quinta-feira, (12/05). Na semana passada, uma sanção de pouco mais de R$ 1,1 milhão foi aplicada à empresa. Desde abril, a autarquia realiza ações de fiscalização nas estações de trem para apurar como o serviço é prestado à população.
Outros 16 autos de infração foram lavrados e seguem os trâmites legais, que poderão resultar em novas multas.
A sanção aplicada pelo Procon-RJ é referente à fiscalização realizada nas estações de Engenheiro Pedreira, Comendador Soares e Austin. Os agentes flagraram má conservação das estações, atraso na circulação dos trens, falta de orientação e de controle de acesso ao vagão feminino, ausência de acessibilidade e risco iminente à segurança do consumidor, devido ao espaçamento irregular entre a composição e a plataforma.
O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, alegou que está situação de desrespeito por parte da SuperVia é inadmissível. “É inaceitável que os cidadãos tenham que sofrer constantemente com atrasos e superlotação dos trens para ir e voltar do trabalho. Além disso, tem o desrespeito com os portadores de necessidades especiais em razão dos problemas de acessibilidade”, afirmou o presidente do Procon-RJ.