Procon-RJ concede certificado “Empresa Amiga do Consumidor” a bancos e empresas de telefonia

Em 2022, foram atendidos pelo Procon-RJ quase 5 mil consumidores, com percentuais de acordo acima de 75% e descontos que podem chegar a mais de 90%

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Agentes do Procon-RJ / Imagem ilustrativa - Foto: Divulgação

O ano de 2022 foi excepcional no que diz respeito aos acordos de conciliação entre fornecedores e devedores. Para celebrar o último mutirão do ano, o Procon-RJ criou o certificado “Empresa Amiga do Consumidor”. Bradesco, Itaú e Claro foram as empresas que mais se destacaram pelos altos números de acordos firmados e o percentual de descontos concedidos. Por isso, foram agraciadas, nesta quarta-feira (21), com o certificado.

O presidente do Procon, Cássio Coelho, destacou que os acordos de conciliação, que já são uma tradição no Estado, permitem que cidadãos que estavam em dificuldades financeiras retomem a sua capacidade de crédito. A certificação das empresas facilitadoras, segundo ele, representa uma grande honra para o Estado do Rio.

Os mutirões realizados pelo Procon já viraram uma tradição no Estado e ajudam milhares de consumidores, que retornam ao mercado de consumo, sem restrição e com acesso a crédito novamente. É uma grande honra certificar as empresas que colaboraram esse ano com todos os mutirões e foram sensíveis às questões que atingem os consumidores, se esforçando para atingir um número grande de acordos e percentuais consideráveis de descontos,” afirmou Cássio Coelho.

A concessionária Light e a empresa de telefonia Claro receberam o certificado “Empresa Amiga do Consumidor” pela quantidade de acordos celebrados, assim como pelo percentual de descontos oferecidos aos clientes.

Advertisement

A coordenadora de Relações Institucionais da Light, Andréa Bastos, declarou que a companhia se sente honrada por poder ajudar os clientes na regularização dos seus débitos.

“A Light recebe, com muito orgulho, este certificado. Estar em destaque nas duas categorias premiadas mostra que estamos no caminho certo na busca pela excelência dos serviços prestados aos clientes. Reforçamos o nosso compromisso com os consumidores e a parceria com órgãos de proteção e defesa ao consumidor, como o Procon,” disse Andréa Bastos.

Já o gerente de Ouvidoria da Claro, Felipe Takashi, ressaltou que iniciativas como “Mutirão Ano Novo, Finanças Novas” são ferramentas de criações de soluções que beneficiam os consumidores e as empresas.

 “A atuação em parceria com o Procon RJ em iniciativas como o Mutirão Ano Novo, Finanças Novas é de extrema relevância, porque são ações assertivas na criação de soluções que beneficiam diretamente o consumidor. Estar entre as Empresas Amigas do Consumidor, por celebrar a maior quantidade de acordos imediatos e com maiores índices de desconto é motivo de orgulho e um impulso para seguir sempre reconhecida pelo Procon e a sociedade,” destacou Takashi.

As instituições bancárias Itaú e Bradesco também foram agraciadas com o certificado do Procon estadual. O superintendente de Relações Governamentais e Defesa do Consumidor do Itaú Unibanco, Jorge Lima, comentou sobre a resolução do banco em trabalhar pelas melhorias contínuas da instituição voltadas para a satisfação dos clientes, inclusive para os que passam por momentos de dificuldades.  

“Estamos muito felizes com o reconhecimento, pois reforça o compromisso do Itaú Unibanco em colocar o cliente no centro de todas as decisões e trabalhar em melhorias contínuas para a satisfação de cada um deles. A parceria com órgãos de defesa do consumidor tem sido fundamental para os avanços do atendimento ao cliente do banco”, declarou o representante do Itaú Unibanco.

Já o Ouvidor do Bradesco, Nairo Vidal, acrescentou que “é uma grande honra e privilégio para todo o time do Bradesco sermos reconhecidos como empresa amiga do consumidor. Nossa trajetória passa pelo cuidado incondicional com o consumidor, e isso se traduz no trabalho diário que realizamos em parceria com este órgão há mais de 15 anos”.

Em 2022, foram atendidos pelo Procon-RJ quase 5 mil consumidores, com percentuais de acordo acima de 75% e descontos que podem chegar a mais de 90%. O sucesso da iniciativa levou à programação de um mutirão voltado para consumidores pessoas jurídicas. A ação será realizada nos dias 23 a 27 de janeiro de 2023. Microempreendedores Individuais (MEI), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempresas (ME) terão prioridade.

As empresas participantes confirmadas até o momento são:

Instituições Bancárias:

Banco do Brasil, Santander e Bradesco.

Concessionárias de Serviço Público:

Águas do Rio, Águas do Brasil, Iguá, Cedae, Enel, Light e Naturgy

Telecomunicações:

Oi, Vivo e Tim

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Procon-RJ concede certificado "Empresa Amiga do Consumidor" a bancos e empresas de telefonia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui