Uma operação realizada por agentes do Procon-RJ nesta quarta-feira (21/10) descartou mais de 120 kg de alimentos impróprios para o consumo em nove lojas da rede de supermercados Zona Sul na Barra da Tijuca, Recreio, Leme, Botafogo, Ipanema, Jardim Botânico e Flamengo. A ação foi deflagrada após denúncias de consumidores que relataram problemas na qualidade dos alimentos comercializados.
Produtos vencidos, sem data de validade e manipulação, com informação incorreta na etiqueta, problemas estruturais e ausência de preços em produtos foram os problemas encontrados.
O Procon-RJ informou que desde o início do ano, recebeu 65 reclamações e denúncias sobre os supermercados Zona Sul. Em oito dos nove estabelecimentos fiscalizados, os fiscais descartaram produtos. Os alimentos eliminados foram: coxa, coxinha da asa e coxa e sobrecoxa de frango, linguiça, frios, salmão, azeitona, bacon, dadinho de tapioca e brownie.
Dentre os produtos vencidos, havia coxinha da asa de frango, com data expirada desde 06/10. Os agentes encontraram produtos que vencem hoje, misturados com os demais que têm validade mais extensa.
Em uma das lojas, os fiscais recolheram 21,8kg de farinha de rosca até que a data da validade seja corrigida. O produto encontrado na área de venda estava com 28 dias de validade na etiqueta, porém no manual exposto na padaria do local informava que a validade seria de 15 dias. A informação errada poderia levar o consumidor a comprar ou consumir produto vencido.
Não foi possível realizar comparativo de preços do arroz e óleo, já que não foram apresentadas as notas fiscais de custo e venda. As empresas têm 15 dias para entregar documentos comprobatório à autarquia. A apresentação das notas fiscais irá possibilitar a investigação da cadeia produtiva.
O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, esclarece “Os consumidores devem ter atenção com a data de validade, pois alguns produtos estavam com a data de validade próximos a expirar e alguns vencendo na data da fiscalização e recomendamos o fornecedor alertar quanto a isso. A ausência da informação clara pode fazer com que o consumidor compre o item sem saber que ele está perto de vencer.”
Concerteza que e sensacionalista essa notícia pois as lojas do zona sul prezam pela qualidade dos produtos e saúde dos seus consumidores sempre tem atendimento personalizado diferente dos concorrentes que não dão a minina aos clientes muito menos aos colaboradores eu digo e repito a qualidade dos produtos do zona sul e excelente nunca tive problemas quanto a isso é olha que sou consumidor exigente e compro com eles a mais de 30 anos .
Já recebi frutas (banana e manga) ,,vegetais (batata e tomate), creme de ricota estragados, e comprados por delivery. O Procon deve fazer essas vistorias com maior frequência. A reportagem não é sensacionalista. É realista!!!
Se for no pão de açúcar vão descartar uns 300 kg só numa loja kkk , fora produtos sem preços ou preços errados
Já vi produto vencido e comuniquei ao vendedor. Meu marido já comprou muita maçã e laranja estragados.
Essas fiscalizações deveriam ocorrer com regularidade e não apenas por reclamação de consumidores.
Acho meio estranho, compro há anos neste mercado que é extensão da minha horta. Só pôde ser por “motivos de torneira fechada”. Zonas Sul tem dezenas de lojas espalhadas no Rio, 120 kg de produtos é praticamente nada para tanto alarde. Vou pefir ao Presidênte, para acomoangar de perto essas denúncias.
Que tristeza
Notícia comprada pela concorrência kk, procon e vigilância sanitária só aparecem nos mercados quando querem ganhar propina kkk. Bando de mercenários corruptos
Isso infelizmente é comum no comércio do rio, sempre tentam empurrar produtos que estão para estragar nós consumidores, abaixando os preços.
Pagamos muito caro na rede para ter excelência nos produtos, qualidade é o mínimo que devemos exigir.
Temos que prestar mais atenção nas validades !
Estou bem surpresa, sempre compro lá, nunca tive problemas do tipo, pelo contrário, os produtos sempre com qualidade e frescos.
Nossa, que sensacionalismo, 120kg não é quase nada pela quantidade de lojas que eles visitaram, quem trabalha no ramo de varejo sabe como é difícil.
Eu comprei pão de forma vencido!