Procon RJ divulga monitoramento de Blackfriday com mais de 700 produtos e descontos de até 45%

Em contraponto, alguns produtos sofreram aumento na última semana, como foram os casos de uma TV de 43" e de um assistente de voz, que tiveram aumentos de 98% e 71%, respectivamente, em um mesmo site

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgaçao

Em meados de outubro, o Procon Estadual do Rio de Janeiro, iniciou monitoramento dos produtos mais buscados na Blackfriday para observar a flutuação de preços e identificar possível “maquiagem” de valores, quando o fornecedor aumenta o preço do produto dias antes e na data estipulada para as promoções,  retorna ao valor original, dando ao consumidor,  a falsa impressão que aquele desconto foi realmente aplicado.

Mais de 700 produtos foram monitorados nos principais sites. Televisões, celulares, geladeiras, fritadeiras elétricas,  assistentes de voz e vídeo games, foram alguns dos produtos verificados desde outubro e, após análise desses dados, os agentes já identificaram descontos de até 45% em um assistente de voz e 34% em uma Airfryer, com baixas respectivas de R$ 330,90 e R$ 210,00.

No entanto, alguns produtos sofreram aumento na última semana, como foram os casos de uma TV de 43″ e de um assistente de voz, que tiveram aumentos de 98% e 71%, respectivamente, em um mesmo site.

Estamos monitorando os produtos mais buscados a fim de ajudar o consumidor a economizar e fazer uma boa compra, além de identificar possíveis práticas abusivas,  como a “maquiagem “de preços, adotada, infelizmente, por alguns fornecedores“, afirma Cássio Coelho, Diretor Presidente do Procon-RJ. 

Advertisement

Coelho também destaca que o monitoramento continuará no dia da Blackfriday, além de fiscalizações antes da data do evento, para orientar fornecedores e possibilitar a adequação de possíveis irregularidades. No dia do evento, também ocorrerão fiscalizações para coibir qualquer prática abusiva e garantir o sucesso e a credibilidade da data.

Agentes da autarquia ressaltam que o princípio da livre iniciativa deve ser respeitado,  ou seja, é livre a precificação,  desde que o fornecedor não se utilize de meios para iludir ou enganar o consumidor e esclarecem que os produtos que sofreram aumento substancial na última semana, terão maior atenção no monitoramento para identificação de possível prática abusiva. 

A autarquia aponta que os percentuais do monitoramento divulgado, foram obtidos através da análise entre a primeira e última semana da verificação 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Procon RJ divulga monitoramento de Blackfriday com mais de 700 produtos e descontos de até 45%
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui