Festejado no próximo sábado (12), o Dia das Crianças é a data mais aguardada pelos pequenos, juntamente com aniversário e o Natal. A compra dos presentes por pais e responsáveis deve ser um momento de grande atenção, já que os preços podem variar significativamente entre uma loja e outra.
Tendo em vista, a possibilidade de possíveis abusos, o Procon-RJ realizou uma pesquisa, entre os dias 1 e 7 de outubro, em 11 lojas virtuais voltadas para crianças, para verificar os preços de alguns dos brinquedos preferidos pela garotada.
Segundo o levantamento, entre os 100 brinquedos pesquisados as maiores variações foram registradas em um jogo de brinquedo de engenharia: 190%, e, em uma girafa, 100%. Movimento oposto foi verificado em um conjunto de miniaturas, que apresentou uma variação muito pequena, de apenas 4%, em lojas virtuais diferentes.
Para este ano, o presidente do Procon fluminense, Cássio Coelho, projeta, como base nos dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que o Dia das Crianças registre um avanço nas vendas de 2,6% em relação a 2023.
“O objetivo da pesquisa de preços é de ajudar e demonstrar ao consumidor que, se ele pesquisar o mesmo produto em locais diferentes, pode encontrar muita diferença de valor e economizar expressivamente. Queremos garantir a segurança dos consumidores e orientar os fornecedores quanto às boas práticas consumeristas”, comentou Cássio Coelho.
Segundo o Procon-RJ, os preços informados foram apurados dentro do período indicado e podem variar de acordo com a data. Para ver a pesquisa, acesse o link.
Abaixo, orientações do Procon-RJ para as compras:
As orientações da autarquia levaram em conta tanto o e-commerce como lojas físicas.
1- Pesquisar é muito importante. Produtos idênticos podem apresentar grandes variações em lojas diferentes.
2- Se for efetuar compra de forma virtual, fique atento ao prazo de entrega e às especificações do produto.
3- Fique atento à classificação etária do brinquedo. Ela deverá ser adequada à idade da criança.
4- Verifique se há o selo do INMETRO no brinquedo adquirido. Isso garantirá que este produto passou por testes que o liberaram para comercialização.
5- Observe o rótulo e certifique-se de que não haja agentes que possam causar intoxicações ou alergias à criança.
6- Não digite dados pessoais e não envie fotos através de links, aplicativos de mensagens, e-mails ou sites desconhecidos.
7- Busque a reputação do site que deseja realizar a compra, com outros consumidores e através de sites específicos para isso, como o consumidor.gov.br
8- Atente-se à política de troca de cada loja, pois a troca do produto não é obrigatória.
9- O direito de arrependimento é um direito do consumidor, e poderá ser exercido para aquelas compras realizadas pela Internet, telefone e até mesmo catálogos. Neste caso, o consumidor terá sete dias para desistir da compra, por qualquer motivo, e deverá ser restituído de todo valor pago, inclusive do frete.
10- Peça sempre a Nota Fiscal, não importa a modalidade da compra.