Procon RJ encontra variação de 251% em presente de Dia das Crianças

Dos sites avaliados, três receberam notificações de irregularidades na informação dos valores, induzindo o consumidor ao erro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

Com a aproximação do Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, a procura por presentes se intensifica. Nesse momento, todo cuidado é pouco na hora de realizar uma compra, pois a diferença de preços em relação ao mesmo produto pode ser enorme. Entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro, o Procon RJ realizou um levantamento de preços de 100 brinquedos em 13 lojas virtuais, tendo a autarquia identificado um sobre preço de até 251% nos presentes. Dos sites avaliados, três receberam notificações de irregularidades na informação dos valores, induzindo o consumidor ao erro.

Entre os brinquedos pesquisados, a maior variação ficou com um jogo (251%) e em um quebra cabeça (235%). A menor variação, por sua vez, foi registrada em um lançador com acessórios, que flutuou 12% nas lojas avaliadas. A expectativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico para este Dia das Crianças é de um aumento de 8% no faturamento em relação a 2022, conforme destacou o presidente do Procon Estadual, Cássio Coelho.

“O objetivo foi de ajudar e demonstrar ao consumidor que, se ele pesquisar o mesmo produto em locais diferentes, pode encontrar muita diferença de valor e economizar expressivamente. Também manteremos a vigilância no e-commerce. Durante a semana do Dia das Crianças, faremos fiscalizações em lojas que comercializam produtos para este público. Queremos garantir a segurança dos consumidores e orientar os fornecedores quanto às boas práticas consumeristas”,  explicou Cássio Coelho, acrescentando que os sites notificados terão até 48 horas para realizar as adequações requeridas.

Na pesquisa, o Procon RJ considerou o produto de menor valor em lojas que tinham mais de um fornecedor. Os preços registrados no trabalho dizem respeito ao recorte estudado e podem ter variado de acordo com a data. O levantamento completo poder visto no link.

Advertisement

Procon RJ recomenda tomar as seguintes precauções na hora de comprar um brinquedo:

1- Pesquisar. Produtos idênticos podem apresentar grandes variações em lojas diferentes;

2- Em compras em lojas virtuais, o consumidor deve ficar atento aos prazos de entrega e às especificações do produto;

3- Verificação da classificação etária do brinquedo, que deve ser adequada à idade da criança;

4- Verificação se o produto é certificado pelo INMETRO;

5- Leitura do rótulo do brinquedo para saber se nele não há agentes que possam causar intoxicações ou alergias às crianças;

6- Não fornecer fotos ou digitar dados pessoais através de links, aplicativos de mensagens, e-mails ou sites desconhecidos;

7- Pesquisar avaliações sobre o site onde fará a compra. O Procon RJ indica o http://consumidor.gov.br para consulta;

8-  Conhecer a política de troca de cada loja, pois ela não é obrigatória;

9- O consumidor tem até sete dias úteis para exercer o direito de arrependimento em compras realizadas pela internet, telefone e até mesmo catálogos. Neste caso, ele poderá desistir da compra, por qualquer motivo. O lojista  deverá restituir todo valor pago, inclusive o do frete.

10- Exigir Nota Fiscal, independentemente da modalidade da compra.

Mais dicas poderão ser acessadas no site da autarquia: www.procon.rj.gov.br.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Procon RJ encontra variação de 251% em presente de Dia das Crianças
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui