Procon-RJ faz pesquisa em preços de brinquedos e encontra variação de mais de 250% no Rio

De acordo com o levantamento do Procon-RJ, as flutuações mais significativas nos valores dos brinquedos foram de 251% em um jogo e 235% em um quebra cabeça

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Um levantamento de preços de 100 brinquedos feito pelo Procon Estadual do Rio de Janeiro em 13 lojas virtuais, com foco no Dia das Crianças, constatou uma variação de até 251% nos valores dos presentes. A pesquisa foi realizada, entre os dias 25 de setembro e 02 de outubro, em diferentes sites direcionados às crianças que vêm sendo fiscalizados pela autarquia. Três deles foram notificados por apresentarem irregularidades na informação do preço que, conforme o Procon-RJ, podem induzir o consumidor ao erro.

De acordo com o levantamento do Procon-RJ, as flutuações mais significativas nos valores dos brinquedos foram de 251% em um jogo e 235% em um quebra cabeça. Já a menor variação ficou a cargo de um lançador com acessórios, que variou 12% em lojas diferentes. Segundo o presidente do Procon Estadual, Cássio Coelho, conforme dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, neste Dia das Crianças, o faturamento deverá aumentar 8% em relação ao ano passado.

O objetivo foi de ajudar e demonstrar ao consumidor que, se ele pesquisar o mesmo produto em locais diferentes, pode encontrar muita diferença de valor e economizar expressivamente. Também manteremos a vigilância no e-commerce. Durante a semana do Dia das Crianças, faremos fiscalizações em lojas que comercializam produtos para este público. Queremos garantir a segurança dos consumidores e orientar os fornecedores quanto às boas práticas consumeristas.”, explica Coelho. Ainda conforme Coelho, os sites notificados após a fiscalização terão 48 horas para realizarem adequação.

O levantamento feito em lojas que tinham mais de um fornecedor do produto pesquisado, teve considerado o menor valor. A pesquisa poderá ser acessada através do link: https://bit.ly/Pesquisa-Dia-das-Crianças-2023-ProconRJ. Os preços informados foram apurados dentro do período indicado e podem variar conforme a data.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Procon-RJ faz pesquisa em preços de brinquedos e encontra variação de mais de 250% no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui