Procon-RJ identifica maquiagem de preços de produtos em fiscalização da Black Friday

Em 16% dos estabelecimentos vistoriados foram encontradas irregularidades, como: publicidade enganosa e ausência de preços

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fiscalização de sites relevantes em relação ao Dia das Mães
Foto: Divulgação/Procon-RJ

De olho em possíveis fraudes na atual edição da Black Friday, o Procon Estadual do Rio de Janeiro realizou uma fiscalização em 152 lojas, entre físicas e virtuais, nesta sexta-feira (24). Em 16% dos estabelecimentos vistoriados foram encontradas as seguintes irregularidades: publicidade enganosa, ausência de preços e de documentos obrigatórios. A autarquia visitou lojas na Baixada Fluminense, Niterói, zonas Norte, Sul, Oeste e na capital fluminense, além dos estabelecimentos virtuais.

Em algumas lojas o Procon-RJ flagrou a famosa maquiagem de preços, quando produtos são anunciados em promoção, mas, na verdade, estão mais caros ou registram o mesmo preço se comparados aos valores anteriormente monitorados pela autarquia. Os estabelecimentos foram autuados e processos administrativos serão iniciados.

Durante a ação, também foi verificado que a margem de desconto anunciada pelos fornecedores, simplesmente não era real.

“O Procon realizou um trabalho, anterior ao evento, de monitoramento e orientação que pelos números mostrou-se eficaz, uma vez que apenas 16% dos estabelecimentos vistoriados, entre físicos e virtuais, apresentaram alguma irregularidade. A nossa ação de prevenção visa sempre coibir qualquer prática irregular e equilibrar a relação de consumo, mantendo a credibilidade do evento, que seria vender com desconto e em grande quantidade, beneficiando consumidor e fornecedor”, explicou Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ.

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

Para denúncias ou reclamações acesse o site. www.procon.rj.gov.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Procon-RJ identifica maquiagem de preços de produtos em fiscalização da Black Friday

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui