O Procon-RJ notificou, nesta terça-feira (13/06), os organizadores do show da cantora internacional Taylor Swift, que será realizado nos dias 18 e 19 de novembro, no Estádio Nilton Santos (Engenhão), após o recebimento de denúncias de consumidores.
Para realizar a compra dos ingressos, os consumidores poderiam se dirigir aos pontos físicos de venda, ou através do site da organizadora, no entanto, os fãs alegam que revendedores não autorizados efetuaram a compra de uma grande quantidade de ingressos, impossibilitando a venda para os demais consumidores. Ainda há relatos que estes ingressos estariam sendo revendidos em sites não oficiais por valores muito acima do praticado anteriormente.
A notificação feita pela autarquia busca esclarecer de que maneira se deu a organização das filas virtuais; se há limitação do número de ingressos comprados por pessoa; e quais medidas adota a fim de impedir que os ingressos sejam comprados para revenda.
Agora, a T4F tem 10 dias para apresentar esclarecimentos. Caso sejam identificadas violações aos direitos do consumidor, o Procon abrirá um processo administrativo que pode resultar na aplicação de multa de até R$ 13 milhões.
“O Código de Defesa do Consumidor garante o direito a um serviço seguro e eficiente, sendo vedada qualquer tipo de vantagem manifestamente excessiva. Logo, com esta notificação, buscamos entender quais as medidas tomadas pela organizadora para que os ingressos não sejam monopolizados por revendedores não autorizados, que não garantem qualquer segurança ao consumidor, além de revenderem por preços exorbitantes“, afirma Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ.