O Procon Estadual do Rio de Janeiro, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou nesta terça e quarta-feira (05 e 06/01) ações de fiscalização em agências dos Correios do municípios do Rio de Janeiro e São Gonçalo. Os fiscais foram em 6 agências vistoriadas e 3 delas foram autuadas. Dentre os motivos, estão falhas na informação ao consumidor e na prestação do serviço, além de desrespeito às normas de combate à Covid-19.
Nesta terça, os fiscais estiveram em Benfica, Irajá e Penha. A agência da Penha foi autuada pelos fiscais, pois as informações quanto ao horário de atendimento não estavam claras, gerando filas e deslocamento desnecessário do consumidor. O estabelecimento estava cumprindo parcialmente as regras de enfrentamento à Covid-19, pois não havia sinalização quanto ao distanciamento entre cadeiras, gerando aglomeração de pessoas.
Já na quarta, os agentes vistoriaram agências em São Gonçalo, Centro do Rio e no Humaitá. Todas foram autuadas, exceto a do Humaitá. Em São Gonçalo, a informação não era clara quanto ao horário de atendimento, gerando uma fila de cerca de 50 pessoas, e havia aglomeração. Além disso, não havia marcação no chão e nem organização da fila, cuja média de espera era superior a uma hora.
Na loja da Cidade Nova, no Centro do Rio, não havia cartaz informando horário de atendimento. Os maiores problemas relatados pelos consumidores que lá estavam eram a não entrega, atraso e não localização das encomendas.
Me impressiona que a do Humaitá não tenha sido autuada. Serviço de entrega péssimo. Tenho várias coisas que estão presas lá e não entregam nunca. Às vezes sai pra entrega mas a tentativa não é efetuada. Péssimo!