Procuradoria Geral festeja chegada do Reviver Centro Cultural

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) celebrou o lançamento do programa Reviver Centro Cultural, uma iniciativa da Prefeitura do Rio voltada para a revitalização do Centro da cidade.

A Curadora do Centro Cultural, Cecília Fortes, expressou otimismo em relação aos primeiros projetos culturais contemplados pelo programa: “Vejo com muito bons olhos a chegada dos primeiros projetos culturais de ocupação do Centro do Rio contemplados no programa Reviver Centro Cultural. A sinergia é enorme. Acredito que essas iniciativas contribuirão de forma positiva para a movimentação no corredor cultural que vai da Praça XV à Candelária, no qual estão localizados, além do Centro Cultural PGE-RJ, espaços institucionais como o Paço Imperial, o CCBB, a Casa França Brasil, o Centro Cultural dos Correios, entre outros.” destaca Cecília

A PGE-RJ foi pioneira ao incentivar a reocupação do Centro do Rio logo após o término do lockdown da pandemia de Covid-19, em abril de 2022. Em maio, reabriu ao público o antigo Convento do Carmo, transformando-o em seu Centro Cultural, com galeria para exposição, biblioteca e um bistrô inaugurado no ano passado.

“A iniciativa de recuperação do antigo Convento do Carmo e a sua ressignificação como centro cultural estão inseridas nesse movimento de resgate do Centro do Rio de Janeiro. Fomentar a aproximação com a arte e investir em capital intelectual é a nossa forma de contribuição para fazer do Rio o local pulsante de outrora” afirma Cecília Fortes.

Advertisement

Desde sua inauguração, o Centro Cultural PGE-RJ realizou quatro exposições de arte, recebendo 17.905 visitantes apenas nas exposições. A partir de maio de 2023, a PGE iniciou tours guiados pelo Convento, proporcionando aos visitantes uma experiência enriquecedora ao explorar os espaços e conhecer a história do edifício, incluindo detalhes como o aposento que serviu à rainha de Portugal, D. Maria I, durante sua estada no Rio de Janeiro de 1808 até sua morte em 1816.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Procuradoria Geral festeja chegada do Reviver Centro Cultural
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui