Professora da UFRJ é indicada para o Fórum de Jovens Cientistas do Brics

Natália Mota lidera pesquisa relacionada à criação de algoritmos rastreadores de sofrimento mental a partir da análise do discurso de pacientes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Professora Natália Mota / Divulgação

A professora do Instituto de Psiquiatria (Ipub), Natália Mota, foi indicada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) para representar o Brasil no Brics Young Scientists Forum (YSF) 2023. A escolha também foi chancelada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O evento, que acontece até esta quinta-feira (3), na África do Sul, tem como objetivo reunir e incentivar a formação de jovens cientistas no Brics.

Reverenciada, Natália Mota, destacou a importância de investimentos em políticas públicas de incentivo à prática científica.

“Essa conquista é a resposta de muitos anos de investimento em políticas públicas e ciência que promovem acesso à pesquisa de qualidade no Brasil. Levo comigo trabalho de tantas e tantos brasileiros dedicados a pensar em soluções para nossos problemas que sejam baseadas em evidências geradas nos nossos cenários”, disse a professora, que é pioneira no campo da psiquiatria computacional e conhecida internacionalmente na área.

A indicação de Natália Mota é de grande importância para a ciência nacional. Uma das suas pesquisas está relacionada à criação de algoritmos rastreadores de sofrimento mental a partir da análise do discurso dos pacientes. A professora ainda está à frente do projeto para a diminuição do tempo necessário para o diagnóstico de doenças mentais por meio de um software. A inciativa visa antecipar o tratamento de doenças mentais.

Advertisement

“Esta é minha primeira vez participando de um fórum de um bloco econômico. Então acredito que seja um evento misto e espero conhecer pessoas não apenas do setor da ciência, mas também de lideranças diversas, ter acesso a debate. Estou bem motivada pra entender o que vai acontecer por lá!”, concluiu a professora.

Com informações do portal Techenet

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Professora da UFRJ é indicada para o Fórum de Jovens Cientistas do Brics
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui