Professora de escola pública no RJ é eleita profissional do ano com projeto sobre diversidade étnico-racial

Cleide da Silva Magesk, de Duque de Caxias (RJ), recebe o título por seu projeto "Trançando Histórias" que valoriza a cultura afro-brasileira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Cleide da Silva Magesk, de 46 anos, que leciona no CIEP Filinto Müller Brasil-China em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, região Metropolitana do Rio de Janeiro, foi eleita ”professora do ano” na 3ª edição do Prêmio Toda Matéria, premiação nacional que reconhece educadores pelo impacto de seus projetos. Cleide foi escolhida entre 831 professores indicados por alunos, ex-alunos, pais e profissionais de educação de todo o Brasil. A premiação foi anunciada no Dia do Professor, 15 de outubro, pelo portal de conteúdos escolares Toda Matéria.

O projeto que garantiu o prêmio, intitulado “Trançando Histórias”, trabalha a valorização da diversidade étnico-racial brasileira, explorando a ancestralidade afro-brasileira através das histórias dos cabelos entrançados. O projeto promoveu debates sobre educação antirracista entre os alunos do Ensino Médio, resgatando as origens culturais e contribuindo para o fortalecimento da identidade dos estudantes. Segundo o júri, o projeto de Cleide “integra equidade, responsabilidade social e não-discriminação, além de perpetuar o encontro de histórias que se entrelaçam.”

Reconhecimento coletivo e impacto social

Para Cleide, formada em Letras Português e Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o título é fruto de um trabalho coletivo. “Digo aos meus alunos que nenhum trabalho é pequeno diante da nossa vontade de fazer o grande. Sou apaixonada por eles. Busco integrar a arte em tudo o que posso e procuro sempre apontar o caminho e preparar meus alunos para a sociedade,” afirma a educadora.

Com mais de 18 anos de carreira no magistério, Cleide considera o Prêmio Toda Matéria uma conquista que reflete o reconhecimento de seus próprios alunos. “Sempre sonhei em ser professora, mas sabemos que, infelizmente, há muitos desafios na profissão, como baixos salários e a desvalorização da classe. Receber a notícia da minha vitória foi uma enorme felicidade e um sinal de que estou no caminho certo,” comemora.

Um projeto premiado

O projeto “Trançando Histórias” já havia recebido outros três reconhecimentos: Melhor Prática Educacional pelo Seeduc-RJ, Melhor Prática em Educação Antirracista da Baixada Fluminense, e Melhor Prática em Educação Antirracista pelo portal PORVIR – Inovações em Educação.

Comissão avaliadora e critérios do prêmio

A escolha dos vencedores do Prêmio Toda Matéria 2024 foi feita por uma comissão de quatro especialistas em Educação. A equipe avaliadora incluiu Débora Ribeiro, professora e linguista do Dicio, Laura Aidar, especialista em Educação Artística do Toda Matéria, Márcia Fernandes, professora especialista em Letras, e Rafael Asth, especialista em Matemática e Física. Os critérios de avaliação consideraram a relevância do trabalho, reconhecimento externo, impacto na comunidade e a consistência das informações fornecidas.

Premiação e reconhecimento

Além do título de Professora do Ano, Cleide recebeu um certificado, um computador portátil Acer, um smartphone, um vale-viagem de R$ 5 mil, e uma trilha formativa de 20 horas intitulada “Caminho das Pedras”, oferecida pela Escolas Criativas. Já os educadores que receberam Menção Honrosa foram premiados com um vale-presente de R$ 500 e brindes dos patrocinadores.

Os educadores reconhecidos com Menção Honrosa são:

  • Wendel Vasconcelos Sampaio – EEEFM Lions “Sebastião de Paiva Vidaurre”, Cachoeiro de Itapemirim (ES)
  • Manoel Messias da Silva – ECIT João Pereira Gomes Filho, João Pessoa (PB)
  • Janiglécia Tavares Lopes – E.M.E.I.E.F. José Romão de Jesus, Serra Branca (PB)
  • Jéssica Katiuscia de Lima Akamine – Emef/Eja Padre Leão Vallerie, Campinas (SP)
  • Ludmilla Rayanne Santos de Sousa – Colégio Estadual Senhor do Bonfim, Pirenópolis (GO)

“Reconhecer os professores que se dedicam com tanto empenho é mais do que gratificante; é parte essencial de nossa missão: transformar vidas,” afirmou Rui Marques, CEO da 7Graus, empresa responsável pelo portal Toda Matéria.

O Prêmio Toda Matéria Professor do Ano 2024 foi patrocinado pela FTD Educação e contou com o apoio de Direcional Escolas, Cultura Genial, Acer, texxto.ai, Pensador e Sinônimos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Professora de escola pública no RJ é eleita profissional do ano com projeto sobre diversidade étnico-racial

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui