Professores da rede estadual recebem capacitação para utilizar as novas tecnologias

Foram apresentadas aos docentes novas ferramentas pedagógicas que estão sendo distribuídas nas escolas da rede estadual.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Banco de dados online

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) está capacitando mais de 1.300 professores para a utilização de recursos digitais e inovações tecnológicas nas escolas estaduais. Durante dois dias, os profissionais da rede fizeram uma imersão no mundo digital por meio do workshop “Cultura Maker nas Escolas” e aprenderam na prática, por meio de oficinas, como aplicar as novas ferramentas educacionais como o audiovisual, a musicalização e a gamificação em sala de aula.

O objetivo do evento, realizado no auditório da Seeduc, no Santo Cristo, foi apresentar aos docentes da rede os novos equipamentos de apoio pedagógico que estão sendo entregues nas unidades escolares, como laptops, lousas digitais, impressoras 3D e salas makers.

As “Salas Maker” são ambientes compartilhados que começam a fazer parte da rotina do ensino fluminense, contribuindo para que alunos e professores possam criar e experimentar soluções, mesmo sem conhecimento prévio.

Advertisement

Além de conhecer os novos espaços que estão chegando a todas as unidades escolares, os professores foram apresentados às coleções Microkids Tecnologia Educacional, Projeto Letramento Matemático e Projeto Enem.

Após a capacitação, cada professor atuará como agente multiplicador levando a cultura digital no processo de ensino e aprendizagem a cada uma das 1231 escolas estaduais.

Na avaliação do secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, ao introduzir a cultura digital para os mais de 700 mil alunos da rede, o estado busca promover a inovação educacional na rede pública de ensino, alinhada às demandas do mundo contemporâneo e com base nos Pilares da Educação para o século 21. “Temos que mudar a relação de aprendizagem e instrumentalizar nosso alunado para que eles efetivamente embarquem nesse novo tempo de grandes desafios”, diz Valle.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Professores da rede estadual recebem capacitação para utilizar as novas tecnologias
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui