Programa A Caminho da Escola 2.0 é premiado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil

O programa conta com a participação de todas as coordenadorias e gerências da CET-Rio como projetos e execução de sinalização vertical, horizontal e semafórica e operacional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O programa A Caminho da Escola 2.0, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e apoio das subprefeituras, foi premiado em 2022 pelo Instituto de Arquitetos do Brasil na categoria “Urbanismo, Planejamento e Cidades”.

O programa conta com a participação de todas as coordenadorias e gerências da CET-Rio como projetos e execução de sinalização vertical, horizontal e semafórica e operacional que trabalham unidas visando tornar o trânsito mais seguro para o trajeto casa/escola/casa.

Estão incluídos no programa a elaboração de mapas de risco com participação ativa dos alunos, que se sentem agentes importantes no processo, além de análises sobre o trânsito da região e elaboração dos projetos de intervenções urbanísticas no entorno das escolas. Somente este ano o programa já foi implantado em 18 escolas municipais.

Na execução, ruas próximas à escola recebem pinturas para sinalizar e demarcar áreas de atenção, de embarque/desembarque, carga/descarga e de acesso exclusivo de pedestres (áreas verdes), instalação de placas de sinalização, balizadores, tachões e semáforos. Essa iniciativa incentiva o uso de transporte coletivo e de outros meios como a bicicleta. Além disso, contribui com o meio ambiente e a saúde da população, considerando que a otimização dos meios de transporte também auxilia na diminuição de gases poluentes e consumo de combustíveis.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Programa A Caminho da Escola 2.0 é premiado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui