Programa ‘Asfalto Liso’ avança por Vila Isabel, na Zona Norte do Rio

Os serviços no local estão sendo executados na pista da direita, por onde passa o corredor BRS, em direção à Praça Barão de Drummond

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O programa “Asfalto Liso” da Prefeitura do Rio avança por Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. Esta semana, a Secretaria Municipal de Conservação, em parceria com a Subprefeitura da Grande Tijuca, deu início aos trabalhos em uma das principais vias do bairro, a Avenida 28 de Setembro. As equipes atuam à noite, no horário das 21h às 6h, para minimizar o impacto no trânsito.

Os serviços no local, também conhecido como Boulevard, estão sendo executados na pista da direita, por onde passa o corredor BRS, em direção à Praça Barão de Drummond.

A primeira etapa é a fresagem, que consiste na raspagem da camada danificada de pavimento. Em seguida, será aplicada a massa asfáltica. Na última etapa é feita a sinalização horizontal, que consiste na pintura de faixas, bem como o nivelamento de grelhas e tampões.

Outras vias do bairro já contempladas pelo programa são as Ruas Teodoro da Silva e Visconde de Santa Isabel, que fecham o binário de entrada e saída do bairro, em direção ao Centro e a outras áreas da Zona Norte.

Advertisement

O Secretário de Conservação, Marco Aurelio Regalo de Oliveira, ressalta que o “Asfalto Liso” não se resume a trocar um asfalto por outro. “Para cada via é feito um projeto, baseado no estudo técnico elaborado com equipamentos como o scanner, responsável pela leitura dos defeitos do pavimento, e o FWD, que serve para medir o quanto o pavimento deforma” explica. “E dessa forma, temos um resultado final de qualidade e proporcionamos vias mais seguras para que a população possa circular” acrescenta.

O Subprefeito da Grande Tijuca, Felipe Quintans, comemora mais uma etapa do programa na região. “O Asfalto Liso na 28 de Setembro é muito importante, porque é uma via relevante na Grande Tijuca, com muito fluxo e os moradores pedem bastante pela melhoria do asfalto. Esse trabalho em conjunto com a Conservação é fundamental para a cidade” afirma.

Passo a Passo do Asfalto Liso:

1 – É feito o levantamento topográfico da via, a fim de mapear trecho e áreas a serem trabalhados;

2 – É usada a fresadora, que faz a raspagem do asfalto desgastado;

3 – Entra em cena a vibroacabadora, que aplica a massa asfáltica para que os rasteleiros espalhem, garantindo um bom acabamento;

4 – Na sequência, os rolos compressores compactam o asfalto e garantem o acabamento da superfície do novo pavimento. Nessa etapa, grelhas e tampões são renivelados;

5 – Por fim, é feita a nova sinalização horizontal da via (pintura de faixas no chão).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Programa 'Asfalto Liso' avança por Vila Isabel, na Zona Norte do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui