O Programa Asfalto Liso, que executa serviços de fresagem, recapeamento asfáltico, nivelamento de elementos no pavimento (como tampões e grelhas), sinalização horizontal e reconstrução de guias de meio-fio em logradouros públicos, é resultado de uma parceria entre a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Conservação, com a empresa Dimensional Engenharia.
O objetivo central deste contrato é a restauração das vias nas áreas da Zona Sul, Centro e Grande Tijuca do Rio de Janeiro, como a Lagoa (Avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros), Presidente Vargas, Autoestrada Lagoa-Barra, Avenida Maracanã, Avenida Nossa Senhora de Copacabana, Aterro do Flamengo, entre outras. As estimativas envolvem a pavimentação de aproximadamente 92,68 quilômetros de vias, com a aplicação de 150 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), correspondendo a cerca de 1.246.579,00 m2 de asfalto.
A escolha das vias a serem renovadas leva em consideração sua importância viária nos bairros, o impacto social na vida dos cidadãos que transitam pela região e a condição superficial do asfalto, levando em consideração o conforto e a segurança dos usuários.
Os trabalhos, com um prazo de execução de 30 meses, tiveram início em 07 de fevereiro de 2022 e têm previsão de conclusão para 25 de julho de 2024. O valor total do contrato é de R$ 147 milhões. O projeto executivo é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Conservação, que fornece as instruções à empresa através da Comissão de Fiscalização e da Ordem de Serviço para execução de cada trecho, estabelecendo a ordem de prioridade.
Os projetos executivos apresentam os trechos a serem restaurados, com as soluções propostas baseadas em contagens de tráfego, análise da estrutura existente do pavimento, levantamentos deflectométricos e levantamento de defeitos de acordo com a classificação da importância da via.
E além disso, a Dimensional Engenharia tem adotado práticas inovadoras para a execução das obras. Um equipamento de Escaneamento Móvel para Mapeamento Digital de Cidades Inteligentes está sendo empregado para auxiliar na captura de informações sobre a cidade, com foco na precisão e na eficiência.
Reconhecimento da Prefeitura do Rio:
E vale ressaltar que a Prefeitura do Rio realiza avaliações mensais de seus contratados por meio de um Boletim de Desempenho, com uma nota máxima de 3,00. E nesse contexto, a Dimensional Engenharia, com uma média de 2,91 em todos os boletins deste contrato, mantendo uma nota de 2,92 por mais de 10 meses consecutivos, se destacou.
Em comparação com os últimos meses, nenhum outro empreendimento obteve uma nota superior a 2,77 na lista publicada no Diário Oficial. E isso consagra a obra do Asfalto Liso como a mais bem avaliada da Prefeitura do Rio, de acordo com os critérios de avaliação do município.
Na localidade que moramos na estrada da pedra, foi trocado o asfalto a quase 30 dias , porém os tampões estão todos desnivelados do asfalto. ( mais baixo).