Programa Casa Carioca, da Prefeitura, já beneficiou mais de 23 mil pessoas

Para serem elegíveis, as famílias devem ter renda mensal de até três salários mínimos, constarem no CadÚnico e residirem há pelo menos três anos na cidade do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada reformada pelo projeto Casa Carioca - Rafael Catarcione (Prefeitura do Rio)

O projeto Casa Carioca, da Prefeitura do Rio de Janeiro, já beneficiou mais de 5,7 mil residências em comunidades com baixos índices de desenvolvimento social. Lançado em 28 de julho de 2022, no Morro da Providência, na Gamboa, o programa integra as ações do Favela com Dignidade, da Secretaria de Ação Comunitária, e tem como objetivo a requalificação habitacional e a criação de ambientes seguros e saudáveis para famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Casa Carioca já deu dignidade a mais de 23 mil pessoas na capital fluminense. Entre as comunidades atendidas estão, além do Morro da Providência e Vila Kennedy, os complexos da Penha, Alemão, Maré e Jacarezinho. O enquadramento das famílias no programa é resultado de um levantamento realizado pelo programa Territórios Sociais, do Instituto Pereira Passos (IPP), em parceria com o ONU-Habitat. Em breve, novas moradias serão contempladas.

Casa Carioca Penha Programa Casa Carioca, da Prefeitura, já beneficiou mais de 23 mil pessoas

Para serem consideradas aptas a integrar o Casa Carioca, as famílias devem ter renda mensal de até três salários mínimos, constarem no CadÚnico, residirem há pelo menos três anos na cidade do Rio e possuírem um único imóvel fora de área de risco. Famílias chefiadas por mulheres; com membros idosos e com deficiência; pessoas portadoras de doenças graves e com maior número de dependentes (igual ou maior que três moradores utilizando o mesmo cômodo) são prioridade no programa.

Entre as obras de melhoria realizadas pela Prefeitura nas residências atendidas estão a troca de telhado, reboco, pintura, instalação de piso para sanar insalubridade, colocação de portas, substituição de vasos sanitários, pias e instalações hidráulicas e elétricas, aumento de ventilação com abertura de janelas e basculantes, além da adaptação do imóvel para pessoas idosas e com deficiência, com instalação de rampas de acesso e outras adequações nos cômodos. Por meio das intervenções, o Casa Carioca já gerou mais de 700 empregos diretos nas comunidades.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Programa Casa Carioca, da Prefeitura, já beneficiou mais de 23 mil pessoas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui