Programa da União Europeia vai auxiliar na limpeza das praias do Rio

Ação vai implementar iniciativas para a redução do consumo de plástico na orla carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação

Com foco na sustentabilidade do turismo de praia, o Rio de Janeiro vai ganhar um novo programa que vai implementar iniciativas para a redução do consumo de plástico na orla carioca, o Praia Circular. O projeto foi lançado nesta terça-feira (07/03), na Praia de Copacabana, será lançado o projeto, implementado na cidade pela União Europeia em parceria com a Riotur, a Orla Rio e com representantes do setor turístico do município.

A iniciativa dá sequência a um processo de inovação, iniciado em 2022, por meio do Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP) da União Europeia, que identificou os desafios da cidade em relação à cadeia de produção, consumo e gestão dos plásticos.

Redução no consumo de plásticos

O Praia Circular, desenvolvido pela União Europeia, vai propor a melhoria da gestão orientada para a reciclagem de resíduos. O objetivo é engajar parceiros comerciais, situados na orla e na areia, para a adoção de boas práticas e de novos modelos de negócios que tenham como base a redução do consumo, a substituição de plásticos considerados críticos e a ampliação da recuperação de resíduos para correto encaminhamento à reciclagem.


A Riotur ficará responsável pela coordenação das ações em toda a rede de empresas privadas do entorno – hotéis, restaurantes, quiosques e barracas, além de prestadores de serviços, como instrutores esportivos. Já o Recicla Orla, projeto de sustentabilidade da Orla Rio e da startup Polen, vai entrar como parceiro nas ações.

Advertisement


“Já existe um chamado global, em todos os seguimentos, pelo desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente. O turismo na nossa cidade não poderia ficar de fora. Nosso projeto piloto vai contemplar um trecho de praia, e em breve estenderemos por toda orla da carioca. A Riotur acredita que o modelo será replicado para outras cidades.” explica Andrea Feio, vice-presidente da Riotur.

Na ação de lançamento do programa, que axonteceu na última terça-feira (07/03), no posto 4 da praia de Copacabana, estiveram presentes representantes da Riotur, da União Europeia e da Orla Rio. Os banhistas e pedestres puderam acompanhar uma das ações-piloto, que está sendo desenvolvida: uma vending machine de água a granel, ou seja, uma máquina moderna e sustentável com gestão inteligente, que ajuda a não descartar indevidamente plástico na natureza. Todos encheram seus copos ou garrafas, gratuitamente, com água de qualidade e certificada pelo Inmetro.


As ações-piloto, que serão apresentadas nas praias nos próximos meses, foram propostas por um grupo formado por organizações do setor do turismo, com coordenação do CPAP e da Orla Rio. Dentre as principais iniciativas para a circularidade e o uso consciente do plástico estão a implementação de um sistema de reuso de copos retornáveis, envolvendo a rede hoteleira e barracas, a instalação de máquinas para venda de água a granel, adoção de critérios de compras com impacto positivo na cadeia de valor e de reciclagem. Além de uma série de ações voltadas à gestão dos resíduos, para ampliar as taxas de reciclagem do estabelecimento e contribuir com a limpeza de áreas adjacentes à praia e a orla.

Estamos muito entusiasmados. Implementar projetos como o Praia Circular faz parte do propósito da Orla Rio em trazer para a sociedade, cada vez mais, ações conscientes e sustentáveis. E uma grande novidade é a chegada de mais um reforço: o PNUMA se juntou ao grupo como uma das grandes autoridades que defende globalmente o meio ambiente. O programa tem a missão de proporcionar liderança e encorajar parcerias na proteção do meio ambiente, inspirando, informando e permitindo que países e pessoas melhorem a sua qualidade de vida sem comprometer as gerações futuras”, comenta Guilherme Borges, vice-presidente da Orla Rio.

A coordenadora do Programa Plásticos Circulares nas Américas, Tathiana Colturato, destaca que além de promover novos modelos de operações nos prestadores de serviços diretamente posicionados na orla, a iniciativa também objetiva impactar a cadeia de valor e trabalhar medidas para incentivar a economia circular na cidade.

O Rio é um importante polo de consumo e encontramos aqui agentes preocupados e preparados para atuar nesse sentido. O compromisso e a parceria da Riotur e da Orla Rio foram fatores fundamentais para o desenvolvimento desse projeto, que tem potencial para transformar o setor e agregar ainda mais valor ao turismo da cidade. O que esperamos dos parceiros do trade do turismo é a liderança pelo exemplo, que se tornem grande agentes de mudança no que diz respeito ao consumo e gestão do plástico”, afirmou.

Praia Circular

O projeto Praia Circular foi concebido pelo grupo constituído pelas seguintes entidades: Riotur, União Europeia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Associação da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Sindicatos de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SINDRIO), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Orla Rio e também os parceiros europeus, Kleenhub e Global Plastic Action Partnership.

Programa Plásticos Circulares

O Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP) conduziu o Processo de Inovação para a Circularidade do Plástico, que buscou identificar as ações necessárias para a promoção da circularidade na cadeia de valor do plástico e engajar diferentes atores do cenário nacional para a implementação de iniciativas concretas a serem apoiadas pelo programa e também por parceiros europeus. Este piloto concretiza esta fase de execução do programa.

Recicla Orla

O Recicla Orla é um projeto de sustentabilidade de coleta e reciclagem de resíduos sólidos descartados na orla do Rio. Criado em 2019 pela Orla Rio em parceria com a Polen, startup de sustentabilidade, e com apoio do iFood, o projeto consiste na colocação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária localizados nos quiosques da orla. Dessa forma, tanto os frequentadores da praia, quanto os quiosques da orla e até mesmo os moradores da região dispõem de uma alternativa sustentável para descarte de seus resíduos pós-consumo. Todo material coletado é reciclado e volta para o ciclo de produção. Desde o início do projeto, já foram recicladas mais de 1763 toneladas de materiais, como plásticos, papéis, vidros e metais. Atualmente, temos PEVs instalados em todos os quiosques do Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema e Leblon, todos feitos com madeira plástica reciclada.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Programa da União Europeia vai auxiliar na limpeza das praias do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui