Programa ‘Favela com Dignidade’ atendeu mais de 2 mil pessoas na Cidade de Deus

O programa tem como principal objetivo garantir e facilitar o acesso da população que reside em comunidades aos serviços públicos essenciais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio realizou no último sábado (23/09) mais uma edição do programa “Favela com Dignidade” na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio. O evento contou com a participação de várias Secretarias e Órgãos Municipais, que se uniram para oferecer uma ampla gama de serviços à população local.

A ação, promovida pela Subprefeitura de Jacarepaguá em conjunto com a Secretaria de Ação Comunitária, beneficiou 2,3 mil pessoas. O programa tem como principal objetivo garantir e facilitar o acesso da população que reside em comunidades aos serviços públicos essenciais, proporcionando uma melhoria significativa nas condições de vida dos moradores dessas áreas. Com 21 ações comunitárias conjuntas realizadas até o momento, o programa já beneficiou diretamente 26.107 pessoas na cidade do Rio de Janeiro.

Os moradores tiveram receberam orientações sobre oportunidades escolares no Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), inscrições no programa Minha Casa Minha Vida e CadÚnico, registro para a castração de pets, matrículas em creches e no Ensino Fundamental I e II, orientação sobre carteira de trabalho, assistência para pessoas com deficiência e seus familiares, entre outros serviços. Houve também atendimento pelo Procon Carioca para consultas e reclamações relacionadas ao consumo.

A saúde também foi uma prioridade, com a Secretaria de Saúde ofereceu vacinação contra a covid-19 (com a vacina bivalente) e contra a influenza, atualização da caderneta de vacinação, orientação sobre planejamento familiar, infecções sexualmente transmissíveis e medidas de combate a arboviroses, como dengue, chikungunya e zika. E foram distribuídos preservativos, além de atividades educativas para crianças sobre saúde bucal e auriculoterapia.

Advertisement

O evento não deixou de lado o entretenimento e a cultura, com a Secretaria de Esportes promovendo um animado aulão de Zumba. A Secretaria de Transportes esteve presente para esclarecer dúvidas sobre questões relacionadas aos meios de transporte na região, incluindo emissão de cartões de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, recursos relacionados a multas de trânsito, informações sobre o Jaé, o novo sistema de bilhetagem eletrônica do município do Rio de Janeiro e cadastramento no MotoRio.

A comunidade também recebeu dicas da Defesa Civil sobre segurança residencial, e a Fundação Parques e Jardins distribuiu mudas de plantas. Os alunos de escolas municipais da região encantaram o público com apresentações de luta e canto. Para as crianças, foram oferecidas oficinas de contação de histórias, brinquedos feitos com sucata, penteado, trança, tatuagem e pintura de rosto.

O cantor MC Doca, nascido na Cidade de Deus, presenteou o público com algumas de suas músicas de sucesso, como o “Rap da Felicidade”.

O evento contou com a presença da Subprefeita de Jacarepaguá e Presidente do Conselho Municipal de Favelas (COMFAV), Marlí Peçanha, e do Secretário Municipal de Trabalho e Renda, Everton da Conceição Gomes.

As seguintes pastas e órgãos da Prefeitura do Rio estiveram presentes: Assistência Social, Saúde, Trabalho e Renda, Educação, Habitação, Pessoa com Deficiência, Políticas e Promoção da Mulher, Proteção e Defesa dos Animais, Conservação, Transportes, Esportes, Defesa Civil, Comlurb, CET-Rio, Rioluz, Instituto Pereira Passos (Territórios Sociais), Fundação Parques e Jardins e IplanRio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Programa 'Favela com Dignidade' atendeu mais de 2 mil pessoas na Cidade de Deus
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui