Programa ‘Favela com Dignidade’ beneficiou mais de 2 mil pessoas na Comunidade do Cesarão

O programa já promoveu 23 ações comunitárias conjuntas, levando 31.053 mil atendimentos diretos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Prefeitura do Rio implementou, no último sábado (25/11), o programa “Favela com Dignidade” na Comunidade do Cesarão, situada em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, atendendo a um total de 2.153 pessoas. O evento, organizado pela Secretaria de Ação Comunitária, envolveu diversas pastas e órgãos municipais em uma ampla gama de serviços e suporte à comunidade.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde foi responsável pela aplicação de vacinas contra a COVID-19 (dose bivalente) e influenza, além de disponibilizar vacinas de rotina para crianças, adolescentes e adultos. Testes rápidos para detecção de sífilis, HIV, hepatite e tuberculose também foram realizados durante o evento.

A tenda de saúde ofereceu orientações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos e informações detalhadas sobre cuidados com a saúde. Enquanto isso, as crianças receberam instruções sobre higiene oral e participaram de atividades interativas relacionadas à saúde bucal, além de se divertirem com personagens educativos como o Zé Gotinha.

Os agentes de Vigilância em Saúde alertaram sobre medidas preventivas para doenças como dengue, chikungunha e zika, e apresentaram programas de combate ao tabagismo e práticas terapêuticas disponíveis nas unidades de saúde locais. E além disso, atividades físicas orientadas por profissionais do programa “Academia Carioca” foram realizadas, visando também à captação de novos participantes.

Advertisement

Os serviços oferecidos incluíram cadastramento para oportunidades de emprego pela Secretaria de Trabalho, inscrições para o programa “Minha Casa, Minha Vida” pela Secretaria de Habitação e assistência social e orientações pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região.

A Secretaria de Educação abordou questões relacionadas a matrículas escolares para 2024, programas de educação para jovens e adultos e realizou atividades lúdicas para as crianças. E enquanto isso, a Secretaria da Pessoa com Deficiência forneceu informações sobre direitos e divulgou os serviços dos Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência.

O evento também contou com a presença de tendas do Procon Carioca para orientações sobre problemas de consumo, da Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais para inscrições na castração e vacinação de animais, e da Fundação Leão XIII, que concedeu isenções para documentos como certidões de óbito, nascimento, divórcio e casamento, além de habilitação para casamento comunitário.

O Detran RJ esteve presente para agendar a emissão de carteiras de identidade, enquanto a Defesa Civil e a Fundação Parques e Jardins ofereceram informações sobre moradias seguras, distribuíram mudas de plantas e instruíram sobre sua manutenção.

E além dos serviços prestados, a Prefeitura do Rio também realizou melhorias na região, incluindo limpeza do Canal Três, substituição de lâmpadas, operações de tapa-buracos e poda de árvores, executadas por diversas entidades municipais.

O “Favela com Dignidade” foi lançado em 2021 na busca de proporcionar acesso facilitado aos serviços públicos para populações em áreas com menores Índices de Desenvolvimento Social (IDS). O programa já promoveu 23 ações comunitárias conjuntas, levando 31.053 mil atendimentos diretos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Programa 'Favela com Dignidade' beneficiou mais de 2 mil pessoas na Comunidade do Cesarão
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui