Programa ‘Favela com Dignidade’ chega ao Complexo do Lins neste sábado

O evento ocorrerá na Comunidade da Boca do Mato e terá início às 8h30 da manhã; E as equipes dos órgãos municipais disponibilizarão uma variedade de serviços

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio, em parceria com a Secretaria de Ação Comunitária, promoverá, neste sábado (28/10), o programa “Favela com Dignidade” na comunidade Boca do Mato, situada no Complexo do Lins, na Zona Norte do Rio. Esta região abrange um conjunto de 16 favelas que acomodam aproximadamente 85 mil moradores.

O evento ocorrerá na quadra da Rua Maranhão n° 1.079 e terá início às 8h30 da manhã. Por lá, as equipes disponibilizarão uma variedade de serviços, incluindo as inscrições no programa Minha Casa, Minha Vida realizada pela Secretaria Municipal de Habitação. E além disso, serão oferecidos encaminhamentos para obtenção gratuita de documentação civil, atendimento social, orientação sobre atualização e inclusão no Cadastro Único (CadÚnico), emissão de carteira de trabalho e acesso aos serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Os moradores também receberão informações sobre o passe interestadual para viagens de ônibus gratuitas para pessoas acima de 60 anos.

A Secretaria de Saúde estará presente para oferecer vacinação contra a covid-19 (com a vacina bivalente) e contra a influenza, atualização da caderneta de vacinação, realizar exames ginecológicos preventivos, encaminhar mulheres com mais de 50 anos para mamografias de rastreamento, avaliar a caderneta vacinal e fornecer orientações sobre planejamento familiar, saúde da mulher e doenças sexualmente transmissíveis. E além disso, serão distribuídos preservativos e prestadas informações sobre a prevenção de doenças como dengue, chikungunya e zika. Os serviços de auriculoterapia e orientações sobre a importância da atividade física serão oferecidos por profissionais da Academia Carioca. A Secretaria de Esporte e Lazer promoverá um animado aulão de Zumba.

No dia haverá orientações sobre oportunidades escolares no Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), registro para a castração de pets, matrículas em creches e no Ensino Fundamental I e II, busca ativa de alunos que não estão frequentando a escola, assistência para pessoas com deficiência e seus familiares, entre outros serviços.

Advertisement

A Secretaria de Transportes fornecerá informações sobre os meios de transporte na região, incluindo emissão de cartões de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, recursos relacionados a multas de trânsito, informações sobre o Jaé, o novo sistema de bilhetagem eletrônica do município do Rio de Janeiro e cadastramento no MotoRio.

Para melhorar a qualidade de vida da região, a Prefeitura do Rio, implantou projetos como a pavimentação da principal via e a instalação de postes de iluminação, ambos já concluídos. O rio que corre ao lado da quadra está passando por desassoreamento e, nos próximos dias, serão instalados quebra-molas, com sinalização, e está prevista uma vistoria nas encostas. Os serviços estão a cargo da Secretaria de Conservação, Rioluz, Comlurb, Rio Águas, Geo Rio e CET- Rio.

O programa “Favela com Dignidade” tem como objetivo assegurar e facilitar o acesso da população que reside em comunidades com baixos Índices de Desenvolvimento Social (IDS) aos serviços públicos, proporcionando melhores condições de vida para os moradores dessas localidades. Lançado em 2021, o programa já realizou 21 ações comunitárias conjuntas, atendendo diretamente a 26,1 mil pessoas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Programa 'Favela com Dignidade' chega ao Complexo do Lins neste sábado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui