Programa Hortas Cariocas bate de recorde produção e encanta comitiva internacional

Uma delegação com 60 representantes estrangeiros visitou a horta Dirce Teixeira, na Zona Oeste, para prestigiar o programa Hortas Cariocas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Visita de comitiva estrangeira à horta Dirce Teixeira, no Jardim Anil - Divulgação

Realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro, o 8° Fórum Global do Pacto de Milão – iniciativa através da qual cidades do mundo inteiro se comprometem a combater as mudanças climáticas por meio de políticas alimentares sustentáveis – finalizou o seu cronograma, na capital fluminense, com grandes avanços relacionados a práticas ambientais mais sustentáveis.

Após o encerramento das atividades, uma delegação formada por 60 representantes de diversos países visitou a horta Dirce Teixeira, no Jardim Anil, na Zona Oeste da cidade. O local é uma agrofloresta, com canteiros e estufas que beneficiam 1.200 famílias da região. Na ocasião, os visitantes puderam participar do plantio de espécies frutíferas, no espaço que passou a se chamar Pomar Pacto de Milão. A horta é uma das mais produtivas do programa Hortas Cariocas, que conta com 56 unidades distribuídas pela cidade.

O vice-prefeito e secretário municipal do Ambiente e Clima, Nilton Caldeira, destacou que a visita da delegação à horta Dirce Teixeira revela a importância do programa Hortas Cariocas, que já produziu 1 mil toneladas de alimentos orgânicos.

“É uma honra receber representantes de todo o mundo em uma de nossas 56 hortas. Mostrar o trabalho do programa, que já atingiu a marca de 1 mil toneladas em produção de alimentos orgânicos, é de grande importância para a cidade e para outros países. A partir de agora, o Hortas Cariocas entra em nova fase, com novos procedimentos e projetos para fortalecer cada vez mais a produção e beneficiar mais cariocas,” disse Caldeira.

Advertisement

O gerente do Hortas Cariocas, Diogo Caprio, ressaltou a importância de realizar a integração entre a produção agroecológica e a mata nativa, fortalecendo a educação ambiental carioca.  

“O mais interessante é mostrar a integração entre a mata nativa e a produção agroecológica, fortalecendo a educação ambiental, além de promover a interação dos moradores com a natureza e contribuir para a segurança alimentar”, afirmou Diogo Caprio.

Já a subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, enfatizou a grande qualidade dos alimentos produzidos nas hortas da Prefeitura do Rio. Segundo Talita, o programa tem ajudado a melhorar a saúde da população, através da redução do nível de desnutrição em crianças e adultos das regiões beneficiadas.

“O trabalho da Hortas Cariocas contribui significativamente para a melhora na saúde da população. Notamos, também, que o programa ajuda na redução do índice de desnutrição e carência de vitaminas e minerais. A questão da segurança alimentar esteve sempre em nossa agenda. Outro ponto importante é o aumento da renda familiar dos envolvidos. A integração do homem urbano com a produção rural traz apenas enriquecimento para a sociedade. É uma alegria termos uma horta tão bem cuidada aqui em nossa região,” explicou Talita Galhardo.

O programa Hortas Cariocas foi criado, em 2006, para reduzir a insegurança alimentar de famílias carentes, além de gerar empregos e renda para que elas possam se sustentar de forma digna. Com 56 unidades distribuídas pela cidade, o Hortas Cariocas está presente em 29 comunidades e 27 escolas da rede municipal de ensino.

Desde 2006, foram produzidas 1 mil toneladas de alimentos, que beneficiaram mais de 60 mil famílias. As hortas têm como característica a autogestão, uma vez que metade do que é produzido é destinado às famílias atendidas pelo programa e a outra metade é transacionada para a compra dos insumos necessários para o funcionamento das unidades.

Dada a originalidade e eficiência, o Hortas Cariocas já recebeu três prémios internacionais, entre eles: o Prêmio Empreendedor Sustentável (2015), menção honrosa no Pacto de Milão, na categoria Produção Alimentar (2019). O programa também foi incluído pela Organização das Nações Unidas (ONU) na lista de ações essenciais para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Através do incentivo da Prefeitura do Rio de Janeiro, o Hortas Cariocas está em vias de se tornar a maior horta urbana do mundo, com extensão equivalente a 15 campos de futebol. Atualmente, a horta do Parque Madureira Mestre Monarco já conta com 55 canteiros produtivos, além de outros 95 em desenvolvimento. A expectativa da Prefeitura é de que a sua expansão seja concluída em 2024.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Programa Hortas Cariocas bate de recorde produção e encanta comitiva internacional
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui