Programa Mais Médicos divulga edital com 253 vagas para o Rio de Janeiro

O programa prevê incentivos e benefícios para atuação destes profissionais em áreas mais vulneráveis do estado do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Agência Brasil

A partir da sexta-feira (26/05), as inscrições para o Programa Mais Médicos estarão abertas, com prioridade para profissionais nascidos e formados no país. O Ministério da Saúde divulgou edital com 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios de todas as regiões do país. E dessas vagas, 253 estão destinadas ao Estado do Rio de Janeiro. As inscrições seguem abertas até a próxima quarta-feira (31/05) e a previsão é de que os selecionados comecem a atuar no fim de junho.

O programa, que visa garantir atendimento médico principalmente nas regiões de vazios assistenciais, traz aos profissionais oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento, além de incentivos e benefícios para atuação em áreas mais vulneráveis. De acordo com a oferta do edital, aqueles que forem alocados em regiões de extrema pobreza, recebem um percentual maior.

Além dos médicos brasileiros que terão prioridade na seleção, também poderão participar brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que atuam com Registro do Ministério da Saúde (RMS) em vagas não ocupadas por médicos com registro no país.

Para o Secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, as novidades incorporadas pelo programa este ano buscam atrair e valorizar o profissional que participa, além de garantir o cuidado da população e das comunidades. “O novo Mais Médicos está ofertando quase 6 mil vagas no programa e quem participa tem a chance de garantir a formação em Medicina de Família e Comunidade. Nosso objetivo é que os profissionais com registro no Brasil ocupem as vagas que estão sendo ofertadas e por isso pensamos em tantas estratégias de incentivo”, reforça.

Advertisement

No país, mais de oito mil médicos atuam no Programa Mais Médicos. entretanto o edital visa recompor as vagas ociosas dos últimos quatro anos. Cerca de 45% destas vacâncias estão em regiões de vulnerabilidade social e historicamente com dificuldade de provimento de profissionais.

Com isso, o Governo Federal espera chegar até o fim do ano com 28 mil profissionais do programa atendendo em todo o país, a fim de garantir o atendimento médico para mais de 96 milhões de brasileiros.

Inscrição e Critérios de Alocação:

Para se inscrever, basta que o profissional acesse o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) entre os dias sexta-feira (26/05) e a próxima quarta-feira (31/05), pelo endereço eletrônico https://maismedicos.saude.gov.br. E somente após a validação da inscrição, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação da sua preferência.

Na alocação dos profissionais, serão considerados critérios relacionados à titulação, formação e experiência prévia no projeto. E, para desempate, terão prioridade os candidatos de residência mais próxima do local de atuação no Mais Médicos, os com maior tempo de formado e os de maior idade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Programa Mais Médicos divulga edital com 253 vagas para o Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui