O estado do Rio de Janeiro contará, a partir de abril, com 64 novos profissionais do programa Mais Médicos, que atuarão na atenção primária à saúde em sete municípios. Os médicos são formados no exterior e estão em fase final do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), etapa obrigatória para atuação no Brasil.
Atualmente, o Rio possui 1.546 vagas ativas no programa, sendo 1.373 ocupadas e 66 em fase de preenchimento, com cobertura em 81 municípios e atendimento a cerca de 3,98 milhões de habitantes.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, os profissionais estão distribuídos de acordo com o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS):
- 859 médicos atuam em municípios de baixa vulnerabilidade;
- 442 em média vulnerabilidade;
- 52 em alta vulnerabilidade;
- 20 em locais de muito baixa vulnerabilidade.
Além da chegada dos 64 profissionais em abril, o estado foi contemplado no primeiro edital de 2025 do Mais Médicos, que prevê a contratação de 2.279 profissionais em todo o país, sendo 85 destinados ao Rio de Janeiro. Os selecionados irão compor equipes de Saúde da Família, ampliando o acesso da população ao atendimento médico.
Segundo o edital, 26 municípios fluminenses terão contratações imediatas e 55 estarão no cadastro reserva. Os gestores municipais interessados em aderir ao programa têm até 24 de março para se inscrever por meio do sistema e-Gestor. O resultado será divulgado em 8 de abril.
O Mais Médicos passou por expansão nacional: atualmente são 26 mil médicos em atividade, o dobro registrado em 2022, quando o programa contava com 13,1 mil profissionais. Com isso, mais de 66 milhões de brasileiros são beneficiados pelo atendimento básico de saúde em todo o território nacional.