A segunda edição do Programa Mulheres a Bordo está com inscrições abertas para vagas de capacitação profissional gratuita em operações offshore. A iniciativa é resultado da parceria entre a OneSubsea e a Firjan SENAI SESI de Macaé.
O projeto visa promover a inserção de mulheres na indústria de petróleo e gás. São 22 vagas destinadas a técnicas recém-formadas ou no último período dos cursos de automação, eletromecânica, eletrotécnica ou mecânica. As candidatas devem ser maiores de 18 anos.
A gerente de RH da OneSubsea no Brasil, Andreia Maciel, ressalta que o programa, além de ser uma boa oportunidade de capacitação, também pode ser uma porta de entrada para a contratação na empresa.
“O objetivo do Mulheres a Bordo é ampliar a inserção de mulheres na indústria de petróleo e gás, alinhado com o compromisso contínuo da OneSubsea em promover a igualdade de gênero. O programa irá gerar ainda mais oportunidades de contratação de mulheres em nossa empresa e na indústria offshore local, ainda carente de diversidade”, afirma Andreia Maciel.
As atividades de capacitação terão duração de quatro meses, com 160 horas de formação técnica e 40 horas de mentoria em grupo. A carga horária será integralmente cumprida no SENAI em Macaé.
As participantes receberão uma ajuda de custo diário de R$ 25.
Entre os assuntos abordados na formação estão introdução à indústria de petróleo e gás; perfuração de poços de petróleo; completação de poços de petróleo e gás; manutenção industrial; introdução a sistemas de energia renováveis; qualidade, segurança, meio ambiente e saúde (SSMA); entre outros.
As candidatas selecionadas terão aulas de inglês técnico, com foco no desenvolvimento da língua e expressões do mercado offshore, além de apoio psicológico e emocional.
Também serão realizados workshops de sensibilização com a liderança da OneSubsea, para aprimorar a gestão de pessoas com foco na equidade de gênero.
As inscrições para o Programa Mulheres a Bordo seguem abertas até 11 de abril.
Na seleção, a empresa vai priorizar mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Não será necessária experiência prévia na função.
Para mais informações e cadastro, acesse o link.