A Prefeitura do Rio deu início nesta quarta-feira (26) à edição 2025 do Programa Vacina na Escola, com uma ação na Escola Municipal Capistrano de Abreu, no Jardim Botânico. A iniciativa, conduzida pelas secretarias municipais de Saúde e Educação, busca atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes da cidade e ampliar a proteção contra doenças imunopreveníveis.
Todas as vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações estão sendo ofertadas, incluindo meningo C, tríplice viral, varicela, febre amarela, hepatite A, pentavalente, pneumo 10, poliomielite, rotavírus, Meningo ACWY e HPV.
“Essa é uma oportunidade valiosa para educar nossas crianças sobre a importância da vacinação e do combate a várias doenças, promovendo uma cultura de saúde consciente desde cedo. Estamos levando as vacinas para onde as crianças estão, nas escolas, para que todas tenham a oportunidade de serem protegidas”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
A programação inclui atividades de conscientização sobre a importância da vacinação e do combate à dengue. Estão previstas apresentações teatrais, quizzes, oficinas, rodas de conversa, gincanas e exposições. O evento também conta com apresentações do RAP da Saúde, projeto que promove ações de saúde junto a adolescentes e jovens em áreas de vulnerabilidade.
Pais e responsáveis podem participar diretamente, enviando autorização junto às cadernetas ou acompanhando a ação nas unidades escolares.
“Esse é um momento muito especial, é mais uma parceria da secretaria de Saúde com a secretaria de Educação para a vacinação das nossas crianças. Desde 2023, nós já vacinamos mais de 100 mil alunos da nossa rede. Com isso, a gente facilita a vida das famílias. Muitas vezes a criança não está sendo vacinada, não porque a família não quer, mas porque a rotina dificulta”, destacou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.
A ação alcançou a aluna Nicole Silva de Oliveira Alves, de 10 anos, vacinada contra febre amarela e HPV na manhã de hoje. “As vacinas ajudam a gente a não pegar muitas doenças. Seja criança ou adulto, a gente está protegido. É muito importante tomar todas as vacinas! Se vacinem!”, disse Nicole.
Desde sua criação, em 2023, o Programa Vacina na Escola já aplicou mais de 100 mil doses em unidades educacionais. No primeiro ano, foram visitadas 1.318 escolas com 31.235 doses administradas. Em 2024, o número subiu para 79.933 doses aplicadas em mais de 1.400 unidades. Para 2025, a meta é alcançar mais de 1.550 escolas.
A cidade do Rio de Janeiro alcançou, em 2024, a maior cobertura vacinal dos últimos seis anos, com 5.787.227 doses aplicadas. O município foi a quarta capital com maior cobertura de poliomielite infantil, atingindo 90,6%. Escolas particulares interessadas também podem solicitar a inclusão no programa.