O Parque Lage não tem só um dos melhores cafés da manhã da cidade, também tem muito evento interessante, como é o caso das exposições e eventos que acontecem no mês de maio. Desde fotografia até o festival internacional de circo.
Exposição em cartaz
Deserto do Céu, de Vicente de Mello e Tomás Ribas
Os trabalhos dos artistas Tomás Ribas e Vicente de Mello despertam a curiosidade dos visitantes que passam pelas Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Batizada de Deserto do Céu, a mostra reune luz e imagem por meio de dois trabalhos que se complementam e lidam com os sentidos humanos e seus mecanismos de compreensão: Paredes e Death Valley.
Em uma sala vazia e escura, a obra Paredes, de Tomás Ribas, se forma a partir da interação de luz com fumaça, que faz com que planos pareçam sólidos ao olhar do público apesar de poderem ser atravessados.
Ao mesmo tempo, Death Valley, instalação de Vicente de Mello, reveste as paredes da sala central das Cavalariças, até o teto, com impressões “lambe-lambe” que remetem aos gráficos de som e sua onda vibratória.
Na Capela da EAV, Tomás Ribas apresenta a série Chamex, um trabalho com resmas, intercalando diferentes tipos de papel; e Vicente de Mello lança o gibi Sete dias, impresso em papel de jornal.
Cavalariças e Capela| até 1 de junho
Diariamente, das 10h às 17h
Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage vai receber no próximo final de semana (dias 9, 10 e 11 de maio) a Mostra Cultural do Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Serão premiados 30 projetos e pessoas que se destacaram na área de cultura do estado em 2012/2013. Esta é a terceira edição do prêmio, que este ano se renova ao promover o evento durante três dias. A cada dia serão anunciados 10 premiados. Além da premiação, exposições e shows vão animar o casarão do Parque Lage.
09 de maio das 14h às 23h | 10 e 11 de maio das 11h às 23h
Lançamento do Livro Fotografia na arte brasileira séc. XXI
Terceiro volume da série de livros publicados pela Editora Cobogó sobre os panoramas da arte produzida hoje no país, Fotografia na arte brasileira séc. XXI mostra o trabalho de 39 artistas que têm a fotografia como eixo central de sua obra. O livro vai além da foto em si e apresenta diversas pesquisas e desdobramentos que envolvem a fotografia na arte.
Na ocasião haverá uma conversa com os artistas: Marcos Chaves, Rosangela Rennó e Vicente de Mello.
Salão Nobre | 12 de Maio (segunda-feira), 19h
Conversas sobre a Arte
Exibição de documentários monográficos sobre a arte contemporânea italiana.
Dentre os artistas retratados estão Jannis Kounellis e Pietro Fortuna. A sessão inaugural contará com a participação especial do artista Pietro Fortuna e da diretora dos documentários Alessandra Populin.
Auditório | 16 e 17 de Maio (sexta e sábado)
Das 18h às 20h
Espetáculos
BRICOLAGE – CARTOGRAFIA Nº 1
O espetáculo criado pelas atrizes-bailarinas Ligia Tourinho e Isabella Duvivier remontam, através do que chamam de corpo-depoimento, suas histórias pessoais e a trajetória de sensações e de acontecimentos que constroem o percurso da chegada do “corpo-mulher”.
Trata-se de uma encenação coreográfica em dança contemporânea, com duração de 90 minutos, destinada ao público adulto.
Salão Nobre | 16 a 25 de maio (sexta a domingo)
sexta e sábado às 20:30h , domingo às 19:30h.
Haverá distribuição de senhas uma hora antes do espetáculo.
2º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CIRCO DO RIO DE JANEIRO
Com o tema “Imagine Circo em Todo Canto da Cidade”, o 2º Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro vai ocupar mais de 60 espaços na cidade entre 08 e 18 de maio. São mais de cinquenta atrações, nacionais e internacionais, com cerca de duzentas apresentações por toda a cidade envolvendo trezentos artistas de diversas partes do mundo.
Na EAV Parque Lage os espetáculos serão apresentados no dia 17 de maio (sábado) em três horários:
11h – Le Cirque Democratique de la Belgique – Bélgica
13h – Coletivo Nopok – Rio de Janeiro
15h – Mattress Circus – Inglaterra
Área Verde | 17 de maio 11h, 13h e 15h
Abertura de Exposição
Ciclo da Fotografia Portuguesa
Apresentar a fotografia portuguesa contemporânea e promover o debate entre artistas portugueses e brasileiros é o objetivo do Ciclo de Fotografia Portuguesa, que será inaugurado dia 30 de maio às 19h nas galerias da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. As obras de 10 artistas portugueses de diferentes gerações, cujos trabalhos discutem o tempo e a memória, serão apresentadas numa exposição durante o mês de junho.
Galeria EAV | Abertura 30 de maio (sexta-feira), 19h. De 30 de maio a 29 de junho
Serviço
Horário de funcionamento EAV/Parque Lage
GALERIAS 1 E 2 E EAV
2ª a 5ª feira – 9h às 19h
6ª feira, sábado e domingo – 9h às 17h
CAVALARIÇAS
Diariamente, das 10h às 17h