Programação de agosto do Museu do Pontal celebra o folclore e a cultura popular brasileira

A programação desse mês vai homenagear o folclore e as práticas culturais de diferentes regiões do país

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

No mês de agosto a programação do Museu do Pontal, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, vai homenagear o folclore e as práticas culturais de diferentes regiões do país.

Por lá as crianças e os adultos serão convidados a participar de uma oficinas e atividades como aulas de dança afro-brasileira e contação de histórias. E um dos pontos altos da programação será o evento “Céu de Pipas no Museu do Pontal” com oficina de pipas, voos de pipas e outras atividades gratuitas e voltadas para crianças e adultos.

Confira a Programação:

05/08 – 16h – Memórias e Mistérios

Advertisement

Contação de histórias. Juliana Correia narra duas histórias: em “O Curió de Quelé”, singela homenagem a Clementina de Jesus, uma menina à procura de seu pássaro desaparecido vai parar em um quilombo encantado; em “Futebol e assombração”, ambientada nos anos 1950, um grupo de crianças precisa recuperar uma bola que caiu no quintal de uma vizinha muito ranzinza. Livre.

06/08 – 16h – Oficina de Mineiro Pau

O Grupo Valdemar Madalena, de Mineiro Pau, dança afro-brasileira ancestral, fará uma apresentação e, na sequência, ensinará aos participantes os principais movimentos da dança. A trupe é formado por crianças e adolescentes de Santa Cruz.

13/08 – 16h – Oficina do Cordel Cirandeiro de Dalinha Catunda

Dalinha Catunda, poetisa cearense radicada no Rio de Janeiro, tem mais de uma centena de cordéis publicados, alguns deles com temática infantil. Nesta oficina, ela vai ler cordéis, conversar sobre as regras desse tipo de literatura e, ao final, coordenar a criação de um cordel coletivo com os participantes

19/08 – 16h – Piquenique Musical com Luis Carlinhos

Show com Luis Carlinhos e convidados.  No seu repertório, o músico canta, além das suas canções autorais, clássicos da MPB e as músicas do seu projeto infantil “Macatchula”. Além do show acontecem atividades de recreação para a criançada.

20/08 – 16h – Oficina de confecção de personagens

Com a costureira, bordadeira e educadora popular Martha Loureiro , os participantes desta oficina serão estimulados a criar personagens de pano, definindo roupas e características.

26 e 27/08 – Céu de pipas no Museu do Pontal

Oficina de confecção de pipas; revoada de pipas confeccionadas pelas crianças e de pipeiros convidados; brincadeiras coletivas; atividade para bebês; lançamento do livro de Max Fonseca Cardoso, bicampeão mundial de pipas artísticas, em 2004, na Índia, e em 2008, na França.

Atividades Fixas

Bebês no Museu do Pontal – todo domingo, às 10h

Roda de música, contação de história e movimento inspirada no universo da cultura popular brasileira. Em junho serão utilizados instrumentos musicais e objetos feitos de material reciclado. Para crianças de até 3 anos acompanhadas dos responsáveis. 

Visita Musicada Especial – Sábados e domingos, 11h e 15h.

Visita guiada pelo acervo do Museu.

Baú de brinquedos – Sábados e domingos, 12h e 17h.

Um baú de brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês, é aberto pelos arte-educadores todos os fins de semana, em dois horários. Muitas dessas brincadeiras são baseadas em esculturas vistas nas exposições, especialmente no setor Brincares – brincadeiras e brincantes. A ideia é estimular o público a experimentá-las ao ar livre, na grande praça-jardim, que fica na parte frontal do museu.

Serviço: Museu do Pontal

  • Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca.
  • De quinta-feira a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Programação de agosto do Museu do Pontal celebra o folclore e a cultura popular brasileira
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Programação de agosto do Museu do Pontal celebra o folclore e a cultura popular brasileira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui