Dois grandes programas de desfavelização estão em andamento e deverão beneficiar mais de 5,2 mil famílias em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O primeiro projeto aconteceu no bairro Sarapuí, às margens da Avenida Teixeira Mendes, onde 1.245 famílias viviam em condições precárias na comunidade Dique I. Elas foram transferidas para condomínios construídos no bairro São Bento, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Minha Casa, Minha Vida, ambos do governo federal.
Já no Parque Vila Ideal, no centro da cidade, um segundo projeto vai beneficiar mais de quatro mil famílias. Será construído um novo condomínio para onde os moradores serão transferidos, com garantia do acesso aos serviços públicos essenciais.
A prefeitura anunciou que também vai construir uma creche, uma escola, uma área de lazer e uma Unidade Básica de Saúde no local. E o Canal Caboclo, que cruza a comunidade, está sendo canalizado e terá sua calha ampliada para acabar com as enchentes e alagamentos da região.
Agora é o poder público fiscalizar pois se não ficar de olho o local ficará igual ao Jacaré, com ” puxadinhos ” saindo dos prédios e uma sujeira sem fim, é necessário uma reeducação dos moradores .