Projeto apoiado pela Moove gera impacto socioambiental positivo e já coletou quase três toneladas de resíduos na Ilha do Governador

"Plante Para Neutralizar" promove ações de recuperação de vegetação nativa e coleta de resíduos na Comunidade de Pescadores Z10

Foto: divulgação

A Moove, uma das maiores produtoras e distribuidoras de lubrificantes e óleos básicos do Brasil e que tem sede no Rio de Janiro, apresentou nesta semana os resultados do Projeto “Plante Para Neutralizar” na comunidade de Pescadores da Colônia Z10, na Ilha do Governador, feito em parceria com a ONG Instituto Terrazul e com o Centro de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (CEA). A ação, que começou em 2021, acontece na Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana (APARU) do Rio Jequiá e mapeou áreas de vegetação degradada e quantidade significativa de resíduos descartados de maneira incorreta.

No aniversário de um ano, foram registradas a coleta de quase três toneladas de resíduos no período. Além disso, foram plantadas 865 mudas de três espécies nativas. Para comemorar a data foi realizada uma gincana ecológica que contou com cerca de 100 voluntários, entre moradores, pescadores e colaboradores da Moove. Realizada no Centro de Educação Ambiental da Prefeitura do Rio, somente nesta ação foram coletadas mais de duas toneladas de resíduos. O material passou por uma triagem e parte da coleta foi destinada à reciclagem.

Com cerca de 147 hectares a APARU, onde está localizada a Colônia de Pescadores Z10, foi criada com a finalidade de preservar o manguezal que existe na localidade, conhecida por ser a última grande área de mangue na Ilha do Governador – RJ. O manguezal é um ecossistema rico em biodiversidade e característico de regiões tropicais e subtropicais. Segundo levantamento realizado pela Universidade Federal da Paraíba, os manguezais brasileiros armazenam até quatro vezes mais carbono no solo quando comparados a outros biomas e não estão incluídos como áreas de proteção prioritárias a conservação nas metas apresentadas pelo Brasil no Acordo de Paris.

.

Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui