Projeto Cine+ construirá salas de cinema em quatro cidades do interior do RJ

Objetivo do programa é fomentar a cultura e arte nos municípios de Paraty, Casimiro de Abreu, Guapimirim e Areal

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Pixabay

O Programa CINE+ construirá cinco salas de cinema em praças públicas em municípios do interior do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Os municípios que serão contemplados pelas salas serão: Paraty, Casimiro de Abreu, Guapimirim e Areal.

Com a implementação dessas salas de cinema, a previsão da coordenação do projeto é de que sejam realizadas, em média, 1500  sessões de cinema por ano. além do cinema, o CINE+ também vai promover capacitação técnica e artística durante quatro meses para 120 jovens exibidores. As turmas vão receber formação em Exibição Cinematográfica Independente, e a seleção dos jovens para participarem do curso será feita pelas prefeituras locais.

No município de Guapimirim, o cronograma de obras está bastante adiantado e a entrega da sala de exibições à população deve acontecer em fevereiro. O cinema do CINE+ vai ser o primeiro equipamento desse porte na cidade.

Advertisement

Paulo Feitosa, CEO da Quitanda Soluções Criativas, comenta a importância da entrega e a expectativa para o projeto. “Muitas cidades precisam desse equipamento para as suas estratégias de desenvolvimento e promoção da cidadania cultural. O que a gente está propondo não é somente um cinema, mas um equipamento cultural mais complexo, com funções que vão além da exibição de filmes, e que está conectado com outros usos, outras possibilidades”.

Além da exibição de filmes, os equipamentos vão ser espaço multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e apresentações culturais das mais diversas linguagens artísticas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto Cine+ construirá salas de cinema em quatro cidades do interior do RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui