A primeira fase do projeto Cores da Brasil, um corredor de arte urbana com o projeto de ser o maior da América Latina com 26 quilômetros de extensão na Avenida Brasil, foi concluída. Inspirados no Profeta Gentileza, os trabalhos já foram entregues em cinco estações do BRT: Into/Caju, Vasco da Gama, Benfica, Bonsucesso e Cidade Alta.
A estação Deodoro, com previsão de inauguração até esta sexta-feira (22), está sendo transformada por 25 artistas, que trabalham na pintura de dez painéis, incluindo murais internos e externos, quinze pilares de viaduto e a fachada assinada pelo artista Igor Izy, morador da Zona Oeste e responsável por diversos projetos em escolas municipais do Rio.
O projeto, uma parceria entre a Prefeitura do Rio, a concessionária do VLT Carioca e o Instituto CCR, é realizado pela Visionartz, agência de requalificação urbana atuante na região portuária do Rio desde o início das obras do Porto Maravilha. As obras de arte também estão em andamento em mais cinco estações: Caju Igrejinha, Fiocruz, Baixa do Sapateiro, Rubens Vaz e Lobo Jr.
Mais de 130 artistas foram selecionados para o projeto por meio de um edital, unindo novas expressões de arte urbana às obras legadas pelo Profeta Gentileza. Este trabalho se integra ao Rua Walls, anteriormente realizado pela Visionartz na região do Porto.
“Cores da Brasil”? A prefeitura o divulgou como “Cores do Rio”.