Projeto criado por professor da Faetec atrai alunos para o mundo da robótica há 15 anos

Braço Robótico, criado por professor e aluno da Faetec, pode ser usado em diversos setores, como offshore, indústria e segmento hospitalar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Alunos da Faetec têm desenvolvido projetos robóticos e automatizados, como corridas de LEDs, futebol de robôs e outros. Uma das criações mais recentes que ganhou visibilidade foi o Manipulador, também chamado de Braço Robótico, invenção do professor da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, César Bastos, em parceria com o ex-aluno Daniel Felipe, que participou ativamente da montagem, pesquisa e programação.

Ele pode ser utilizado em diversos setores, como offshore, indústria em geral ou segmento hospitalar, para realização de cirurgias, sem prejudicar a mão de obra humana. Os manipuladores são usados principalmente na área industrial, na construção de carros, no processo de soldagem e no famoso “pick and place” (coleta e colocação) de cargas pesadas com maior velocidade e sem esforço físico.

 De acordo com o criador, a ideia surgiu após pesquisar o processo de fabricação dos carros de Fórmula 1. 

Fiquei fascinado com a precisão dos manipuladores (braços robóticos) na construção dos carros e me perguntei quanto tempo foi necessário para construir esses robôs. Foi assim que desenvolvi interesse em entender o funcionamento dessas máquinas que ajudam em atividades diárias, como coleta de lixo e cirurgias à distância“, conta Daniel. 

Advertisement

Em 2024, o aluno Gustavo Dantas assumiu o projeto após Daniel Felipe se formar na Faetec e iniciar na faculdade de Engenharia. O objetivo é dar continuidade e aprimorar o braço robótico.

Quero fazer esse projeto crescer ainda mais, mudar a vida das pessoas e, quem sabe, o mundo. Tem sido tudo muito interessante, eu estou muito animado e ansioso para ver o resultado disso tudo”, conta o estudante.

 Robótica 

Presente em praticamente tudo que nos rodeia, a robótica já faz parte do nosso dia a dia. Ela está na indústria, na medicina, na educação. E está na vida de 750 estudantes que já passaram pelo Projeto de Robótica da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana ao longo de 15 anos, desde que foi criado em fevereiro de 2009. Idealizado pelo professor de Física da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), César Bastos, a iniciativa permite a aplicação prática de conceitos aprendidos em sala de aula. Integra conhecimentos de robótica a diversas áreas dos cursos técnicos oferecidos pela escola, tais como Telecomunicações, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica e Edificações. 

O professor César Bastos falou sobre o rumo que esses alunos tomaram depois de passar pelo projeto:

Foi uma grande surpresa saber que alguns alunos escolheram até suas carreiras em função das aulas de robótica. Isso é muito legal, muito gratificante. Ver os estudantes tão empenhados mostra o quanto é positivo essa iniciativa, em que eles podem criar trabalhos de própria autoria. Eu diria que esse é o melhor retorno que nós temos na educação para seguir em frente com ações deste tipo“, conclui o professor.

 O sucesso da ideia foi tanto que, a partir de 2010, a ETE Ferreira Viana passou a oferecer aulas de robótica regularmente. Os alunos participam de competições científicas e diversos eventos, nos quais apresentam os projetos desenvolvidos em sala de aula. Os estudantes aprendem conceitos de Informática, Eletrônica, Robótica, Física, Matemática, Design e novas metodologias para o desenvolvimento de projetos.

 A presidente da Faetec, Caroline Alves, expressou sua satisfação: 

 “Observar nossos alunos tão dedicados à Robótica me deixa completamente convencida de que todo o nosso esforço vale a pena, sempre visando proporcionar as melhores experiências e aprendizado para todos eles”, ressalta.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto criado por professor da Faetec atrai alunos para o mundo da robótica há 15 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui