Projeto da Fiocruz vai restaurar quase sete hectares da Mata Atlântica no Rio

Iniciativa pretende ampliar o número de matrizes florestais, que já vem sendo marcadas há mais de 10 anos na Estação Biológica Fiocruz Mata Atlântica, para aumentar a variabilidade genética das mudas produzidas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação / Fiocruz

A Floresta da Pedra Branca é o maior remanescente de Mata Atlântica na cidade do Rio de Janeiro, localizada na Zona Oeste, além disso é uma das maiores florestas urbana do mundo. E pensando no futuro da flora carioca, o projeto Restauração Ecológica da Fiocruz Mata Atlântica, Coordenado pelo Escritório Técnico de Conservação, Gestão e Restauração Ecológica, vai restaurar 6,7 hectares (equivalente a 67 mil metros quadrados) de área de floresta na região do Maciço da Pedra Branca, mais especificamente no setor 1 da Colônia Juliano Moreira, território ocupado pelo Campus Fiocruz Mata Atlântica está inserido.

A iniciativa tem como meta ampliar o número de matrizes florestais que já vem sendo marcadas há mais de 10 anos na Estação Biológica Fiocruz Mata Atlântica, para aumentar a variabilidade genética das mudas produzidas, buscando exemplares de espécies endêmicas e ameaças de extinção.

O monitoramento da fauna nas áreas de floresta já restauradas pela Fiocruz Mata Atlântica, apontou a presença de elementos da fauna silvestre, como tamanduá, tapiti, gambá e paca, animais típicos da fauna nativa da Mata Atlântica do Rio de Janeiro.

Coordenador de projetos com levantamento e monitoramento de patógenos em animais silvestres e domésticos na Fiocruz Mata Atlântica, Ricardo Moratelli reforça a importância da conservação da biodiversidade para a saúde.

Advertisement

Leia também

Progressistas dividido entre Bolsonarismo, Eduardo Paes e Marcelo Queiroz – Bastidores do Rio

Custas judiciais aumentaram 45% no estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto da Fiocruz vai restaurar quase sete hectares da Mata Atlântica no Rio

Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui