Projeto da Universidade do Mar está parado no Governo Estadual

No dia mundial do meio ambiente, ecologistas se manifestam alegando que o início das atividades da UniMAR, que terá forte atuação na Baía de Guanabara, não acontece por questões políticas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
A Ilha de Brocoió/ Universidade do Mar / Divulgação

Desde 2018, pesquisadores, ecologistas e pescadores artesanais lutam pela implantação do campus avançado da Universidade do Mar (UniMAR) na Ilha de Brocoió, Arquipélago de Paquetá, na Baía de Guanabara. No entanto, após passar por uma série de acontecimentos para regularização e de fato começar a funcionar, o projeto parou na Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC).

De acordo com ambientalistas ligados à UniMAR, um processo administrativo visando a assinatura de um Termo de Cessão de Uso da Ilha de Brocoió para que a Reitoria da UERJ instale o campus avançado da Universidade está desde 2021 com a Secretaria da Casa Civil e por isso o projeto não acontece.

Em 19 de março deste ano, uma grande barqueata foi realizada. Um “abraço ecológico” foi dado na Ilha de Brocoió na intenção de pressionar o Governo do Estado para que acelere a assinatura da Cessão de Uso deste imóvel público para instalação deste centro de pesquisas marinhas.

“No ato público, houve um alerta de que o governo do estado estava tentando entregar a Ilha de Brocoió para a construção de um mega empreendimento imobiliário, o que gerou protestos das instituições presentes. Moradores de Paquetá temem a instalação de um Cassino em Brocoió, o que tiraria o sossego e a segurança do bairro. Anteriormente, durante os governos de Sérgio Cabral e Pezão (PMDB), o governo do estado já havia sido tentado leiloar a Ilha de Brocoió, no entanto todas as tentativas de licitação deram deserta (não houve interessados oficialmente)”, disse Sérgio Ricardo, do Movimento Baía Viva.

Advertisement

Sem titulo 1 Projeto da Universidade do Mar está parado no Governo Estadual

Documento protocolado em abril no gabinete do governador Cláudio Castro sobre a Cessão de Uso da Ilha de Brocoió para implantar o campus avançado da Universidade do Mar. Até o momento, o Governo não respondeu

No campus da UniMAR, na Ilha de Brocoió, estão previsto a instalação de laboratórios para monitoramento da qualidade da água e sedimentos da Baía de Guanabara, projetos de extensão universitária, instalação de Posto de Salvamento Marítimo, criação de um Centro de Triagem e Salvamento de Animais Marinhos, cursos de capacitação voltados às comunidades pesqueiras, atividades de educação ambiental e visitação pública.

“O interesse o Baía Viva é de que o Governo do Estado ceda o espaço para a criação da Universidade do Mar, que beneficiará não só a população local, mas também a população dos diversos municípios que são banhados pela Baía de Guanabara, bem como as pessoas que dependem diariamente dessas águas”, afirma Sérgio Ricardo.

Procurado, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado da Casa Civil, não respondeu à reportagem do DIÁRIO DO RIO.


Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto da Universidade do Mar está parado no Governo Estadual
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui