Projeto de combate à evasão escolar será lançado na Biblioteca Parque, nesta quarta-feira

Iniciativa visa desenvolver competências socioemocionais, como empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Equipe-JA-Rio-de-Janeiro / Divulgação

A Biblioteca Parque Estadual, no Centro, promove o lançamento, nesta quarta-feira (06), a partir das 10h, da edição de 2024 do projeto Trilha Empreendedora, projeto resultante de uma parceria entre a ONG JA Rio de Janeiro com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ).

A iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento de competências socioemocionais, como empreendedorismo, educação financeira, preparação para o mercado de trabalho, sustentabilidade, economia e cidadania. A ação é voltada para combater a evasão escolar na rede estadual de ensino.

“Ao longo das três séries do Ensino Médio, os estudantes participantes têm a oportunidade de passar por diferentes experiências de aprendizagem que vão desde os conteúdos e atividades trabalhados em sala de aula, até o contato com mentores voluntários de grandes empresas”, explica o coordenador de Projetos na JA Rio de Janeiro, Michel Mesquita.

Pelo projeto, jovens de 36 municípios do Estado do Rio participaram de mais de 46 mil experiências educacionais entre 2017 e 2023. No ano passado, a iniciativa contou com a participação de 122 escolas públicas, reunindo 334 empresas apoiadoras voluntárias.

Advertisement
Trilha empreendedora 2 Projeto de combate à evasão escolar será lançado na Biblioteca Parque, nesta quarta-feira

De acordo com a diretora-executiva da JA Rio de Janeiro, Renata Guimarães, a ampliação do projeto deve estimular a permanência dos alunos em sala de aula, além de permitir que eles ingressem no mercado de trabalho e sejam mais empreendedores.

“Queremos contribuir cada vez mais para o combate à evasão escolar e com a preparação dos jovens para o mercado de trabalho. A Trilha Empreendedora prevê a aplicação de uma sequência de 10 dos cerca de 30 programas da Junior Achievement (JA) dentro do currículo do Ensino Médio de escolas da rede pública estadual. Este ano, a previsão é alcançar cerca de 150 escolas em 40 municípios fluminenses, impactando de forma positiva a vida de aproximadamente 9 mil estudantes da rede estadual”, ressalta Renata.

O evento contará com a participação de diretores, coordenadores regionais e equipes de cerca 150 escolas, além de representantes da Seeduc-RJ e de empresas parceiras e associadas ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).

Sobre a JA Rio de Janeiro

A JA Rio de Janeiro, instituição fundada em 1999, integra JA Brasil e a rede global Junior Achievement, uma das dez organizações de bem-estar social mais importantes do mundo. A instituição, que foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz durante três anos seguidos, há 25 anos ajuda a transformar vidas. Em 2023, JA Rio de Janeiro conquistou uma posição entre as 100 melhores ongs do Brasil e é ainda a melhor ONG de filantropia, voluntariado e apoio à sociedade.

Saiba mais sobre a JA Rio de Janeiro: https://www.jarj.org.br

A Biblioteca Parque Estadual fica na Av. Pres. Vargas, 1261, no Centro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto de combate à evasão escolar será lançado na Biblioteca Parque, nesta quarta-feira
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Projeto de combate à evasão escolar será lançado na Biblioteca Parque, nesta quarta-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui