Projeto de economia circular chega com moda sustentável na passarela do Central do Brasil

Passarela da Central do Brasil recebe cerca de 30 modelos para desfilar com peças confeccionadas a partir de uniformes que seriam descartados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: SuperVia/Divulgação

A moda sustentável que une Supervia e Escola de Divines chegou na Central do Brasil com direito a passarela e desfile de peças que foram feitas a partir de uniformes que seriam descartados, são elas: vestidos, calças, casacos, blusas, entre outras. As roupas ficarão expostas na Central até a sexta-feira, 9 de junho.

“A Central do Brasil é um prédio histórico, que marca o caminho da cidade para a periferia. Pelos trens da SuperVia, todos os dias, circulam centenas de divines. Desfilar aqui é um sonho“, ressalta o coordenador da Escola de Divines, Almir França.

O Brasil descarta mais de quatro milhões de resíduos têxteis por ano, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). São roupas velhas, retalhos da indústria da moda, uniformes e peças de couro. Em vez de serem jogados no lixo, esses resíduos podem ser usados como matéria-prima e garantir um novo uso aos tecidos que, na natureza, levam até 20 anos para se degradar.

A SuperVia, empresa signatária do Pacto Global, fechou parceria com a Escola de Divines – uma ação social do Programa Estadual Rio sem LGTBIFobia, para transformar o lixo em luxo: uniformes que não seriam mais usados ganharam novas formas pelas mãos das costureiras do projeto. 

Advertisement

Com 350 mil passageiros por dia, é natural que a SuperVia receba pessoas dos mais diferentes perfis. Hoje, elas estão representadas aqui. Nossa parceria com a Escola de Divines é contínua: os resíduos têxteis produzidos pela concessionária vão ser transformados pelas mãos dos artistas do projeto“, observa a gerente de Comunicação e Sustentabilidade da SuperVia, Juliana Barreto.

O coordenador do programa Rio sem LGBTIfobia, Ernane Alexandre, lembrou que o desfile celebrou duas datas importantes: “Com esse evento, estamos comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente e o mês do Orgulho LGBT“, conclui Ernane Alexandre.

A iniciativa da SuperVia chamou a atenção de outras empresas, que procuraram a concessionária para saber mais sobre a ação e, quem sabe, seguir essa tendência de economia circular.

Ao promover esse encontro da moda com a economia circular, a SuperVia divulga um conceito super importante de uma forma lúdica, inclusiva e colaborativa“, finaliza Juliana.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto de economia circular chega com moda sustentável na passarela do Central do Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui