Projeto de inteligência fiscal buscará quem tem dívidas com a Prefeitura do Rio; entenda

Parceria entre a PGM e a UFRJ tentará descobrir devedores com maior probabilidade de pagamento da Dívida Ativa municipal

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, na Cidade Nova - Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

A Procuradoria Geral do Município do Rio (PGM) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Instituto de Matemática, firmaram, nesta segunda-feira (10/04), uma parceria que possibilitará pesquisas nas áreas de informática jurídica e inteligência fiscal, entre outras.

O projeto de cooperação científica com desenvolvimento tecnológico tem como objetivo principal analisar, classificar e ordenar quem deve à Prefeitura carioca. A previsão é que os pesquisadores da UFRJ classifiquem, com base no banco de dados da PGM, categorias de devedores com maior probabilidade de pagamento da Dívida Ativa municipal.

”Estamos investindo em pesquisa acadêmica porque acreditamos nesse caminho também para fins de gestão pública. Com os dados a serem fornecidos por meio de pesquisas vamos poder planejar melhor a cobrança de débitos municipais”, disse o procurador-geral do município do Rio, Daniel Bucar.

Já o professor Wladimir Neves, coordenador do projeto, afirma ter grandes expectativas com a parceria. ”A sociedade civil carioca poderá ter ideia das potencialidades que a matemática e a estatística têm na resolução de problemas, em particular a inteligência artificial”, disse.

Advertisement

”A ciência e a educação precisam ocupar um local estratégico no desenvolvimento do país. Para que o Brasil tenha um sistema científico sólido e capaz de lidar com as demandas emergentes de forma efetiva, precisamos de um investimento contínuo em ciência e pesquisa”, complementa, por sua vez, Carlos Frederico Rocha, reitor em exercício da UFRJ.

Vale ressaltar que o acordo será realizado ao longo de 12 meses e prevê ainda a cooperação acadêmica entre as instituições.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto de inteligência fiscal buscará quem tem dívidas com a Prefeitura do Rio; entenda
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui