Rio pode ter reserva de vagas a ciclomotores e motocicletas em locais públicos; saiba mais

A medida, que visa beneficiar o ordenamento automotivo, estabelece ainda uma regra específica para o Centro, que sofre com a quantidade de estacionamentos irregulares

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Crédito: Freepik

Na quarta-feira (19/04), durante a sessão extraordinária, os vereadores da Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovaram a PL 2052/2016, que prevê a reserva de vagas de estacionamento situadas em logradouros públicos para o estacionamento exclusivo de ciclomotores e motocicletas.

O projeto recebeu uma emenda que estabelece uma regra específica para a Região Central, onde a reserva será de 10%. Deste total, 10% serão reservadas para embarque e desembarque de passageiros de mototáxis e carga e descarga de motofretes.

Recentemente, uma reportagem do DIÁRIO DO RIO passou a flagrar diversas motos estacionadas no histórico Beco do Bragança, no Centro do Rio, atrapalhando o ir e vir da população e a visibilidade dos bens tombados ali localizados. A viela está localizada próximo das Avenidas Rio Branco e Presidente Vargas, além de ser um importante ponto de ligação da Rua da Quitanda à Primeiro de Março.

“Milhares de motociclistas circulam pelas ruas do Rio de Janeiro diariamente e enfrentam dificuldade para encontrar espaços onde possam estacionar regularmente suas motos. Essa situação acaba por gerar estacionamento em locais inapropriados, como em cima de calçadas, criando, por consequência, infrações à legislação de trânsito”, argumentam os autores na justificativa do projeto.

Advertisement

A proposta é de autoria dos vereadores Cesar Maia (PSDB), Carlos Caiado (PSD) e Dr. Gilberto (SD). A matéria foi aprovada em 2ª discussão e seguirá para sanção ou veto do Prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio pode ter reserva de vagas a ciclomotores e motocicletas em locais públicos; saiba mais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui