Projeto de lei pede prioridade na vacinação de lactantes sem comorbidades

Proposta para imunização de mães amamentando foi apresentada pelo deputado Rosenverg Reis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada do Palácio Tiradentes, no Centro do Rio - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

As Lactantes, com ou sem comorbidades, poderão ser incluídas na lista prioridade da vacinação contra a Covid-19 no estado. A determinação é do projeto de lei 4.222/21, que o deputado Rosenverg Reis (MDB) apresentado na última terça-feira (25/05) à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). 

De acordo com a proposta, devem ser vacinadas todas as mulheres amamentando bebês com até seis meses de idade. O parlamentar ressalta os benefícios da imunização para a mãe e para o filho.

Pesquisas recentes mostram que os anticorpos da mãe vacinada são transmitidos pelo leite materno. Ao também vacinar as lactantes sem doenças pré-existentes, estaremos fortalecendo o aleitamento materno e protegendo ambos do coronavírus”, justifica Rosenverg Reis.

Atualmente, apenas grávidas, puérperas e lactantes com comorbidades fazem parte dos grupos prioritários de imunização. Uma série de movimentos pelo país lutam pela alteração do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 (PNI) para incluir aquelas que não possuem doença pré-existente.

No texto do projeto, o autor lembra que o Brasil é o país com maior número de casos de morte de mulheres grávidas e no pós-parto pelo coronavírus. Segundo levantamento do Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19, no ano passado, 10,5 era a média semanal de mortes de gestantes e puérperas (mães de recém-nascidos). Agora, em 2021, até o dia 7 de abril, a média semanal saltou para 22,2 mortes.

Em 2021, houve um aumento de 61,6% na taxa de morte semanal da população em geral em relação a 2020. Para as grávidas e mães que acabaram de dar à luz, o aumento foi de 111,4%.

Temos visto notícias de muitas mães morrendo por complicações provocadas pela Covid-19. As estatísticas mostram que as lactantes não devem esperar mais”, pontua o autor do projeto de lei.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto de lei pede prioridade na vacinação de lactantes sem comorbidades
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui