Projeto de lei quer proibir comercialização de bebidas em recipientes de vidro nas praias do Rio

Proposta, de autoria do vereador Alexandre Beça, pretende frear ações violentas com o uso do vidro como arma e também manter as areais mais limpas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Pixabay

O vereador Alexandre Beça apresentou o projeto de lei Nº 1873/2023, que determina a proibição da comercialização de bebidas em recipientes de vidro nas praias do município do Rio de Janeiro. De acordo com o texto, a proposta pretende frear ações violentas com o uso do vidro como arma e também manter as praias mais limpas.

A justificava do projeto é que praia é um ambiente de descontração e relaxamento, e, por isso, a atenção com detalhes, como a utilização de vasilhames de vidro, torna-se um pouco negligenciada, podendo vir a quebrar causando graves ferimentos as pessoas.

“Não obstante a esse fato, temos observado uma escalada de infratores(criminosos), que se aproveitam destes momentos de lazer e descontração das pessoas, para praticar delitos como roubos e furtos, podendo estes, utilizarem-se destes vasilhames de vidro para intimidar e ameaçar as pessoas para conseguir o intuito de subtração de bens e/ou valores de modo coercitivo, podendo com isso, ocasionar tragédias”, diz texto da PL.

Além disso, a PL afirma que se um ambulante vender algum produto em recipiente de vidro, fica em sua responsabilidade disponibilizar lixeiras aos clientes, para o descarte correto. “O lixo oriundo da utilização destes recipientes alternativos, bem como os meios de servi-los, serão de inteira responsabilidade do comerciante, cabendo-lhe acondicioná-lo em lixeiras próprias de acordo com o material descartado, para fins de reciclagem”. E caso essa regra seja descumprida, o comerciante poderá ser multado em mil reais.

Advertisement

A proposta também determina que o Poder Público poderá instalar lixeiras específicas para cada tipo de material, a fim de facilitar a coleta para reciclagem.

Projeto de Lei.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto de lei quer proibir comercialização de bebidas em recipientes de vidro nas praias do Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui